Eventos e Oficinas

Estação da Sustentabilidade

Com a atual demanda de consumo em recursos naturais para o desenvolvimento e manutenção das cidades, poucas pessoas imaginam a importância de ter bons hábitos. A educação ambiental se revela como importante ferramenta no processo de conscientização e troca de saberes, além do fortalecimento de redes e da conexão entre sociedade e meio ambiente. A partir desta compreensão, foi elaborado um calendário de cursos pertinentes à Sustentabilidade. 

Cursos previstos de abril a julho de 2018

CULTIVANDO MUDAS NATIVAS - Espécies nativas da Mata Atlântica, cultivo e coleta de flora, triagem de sementes, sementeira e transplantagem e plantio e reflorestamento. | Segundas-feiras, das 18h30 às 20h30 ou sábados, das 10h às 12h. Início em maio. 

HORTA CASEIRA: FAÇA VOCÊ MESMO - Cultivo de horta, preparação do local e solo, tipos de verduras, vegetais e construção de sementeiras, plantio de verduras e vegetais, controle de pragas. | Quartas-feiras, das 18h30 às 20h30 ou sábados, das 10h às 12h. Início em maio. 

REUTILIZANDO MATERIAIS RECICLÁVEIS - Reultilização de materiais recicláveis: pet, papelão, alumínio (latas) e vidro. | Segundas-feiras, das 18h30 às 20h30 ou sábados, das 10h às 12h. Início em junho. 

CONHECENDO E UTILIZANDO ERVAS MEDICINAIS - Indicação de plantas medicinais, produção de creme esfoliante, óleos essenciais para alimentos com ervas medicinais, produção de repelente natural. | Quartas-feiras, das 18h30 às 20h30 ou sábados, das 10h às 12h. Início em junho. 

PAISAGISMO - Introdução ao paisagismo, preparação de área, manutenção e controle de pragas,  implantação do paisagismo,  implantação do paisagismo II. | Segundas-feiras, das 18h30 às 20h30 ou sábados, das 10h às 12h. Início em julho. 

HORTA MEDICINAL: FAÇA VOCÊ MESMO - Introdução à horta medicinal, implantação e finalização da horta medicinal, manutenção e controle de pragas. | Quartas-feiras, das 18h30 às 20h30 ou sábados, das 10h às 12h. Início em julho. 

FILOSOFIA E CINEMA: A UTILIZAÇÃO DE FILMES NO APRENDIZADO DA SUSTENTABILIDADE - Diálogo e debate entre a linguagem cinematográfica e a reflexão filosófica, despertando o interesse pelo cinema e pela arte. | Terças-feiras, das 18h30 às 20h30. Início em maio. 

ARTESANATO E RECICLÁVEIS: DO LIXO À OBRA DE ARTE, UMA CONSCIENTIZAÇÃO AMBIENTAL - Reciclagem e reutilização de materiais, consciência ecológica, conhecimento e aprendizado de modo integrado e sistêmico, noções básicas relacionadas aos resíduos. | Terças-feiras, das 18h30 às 20h30. Início em junho. 

DESPERTANDO A SUSTENTABILIDADE COM ATIVIDADES LÚDICAS - Trilogia ambiental: o que está acontecendo com a natureza, com nossas vidas? O que é Sustentabilidade? O que posso fazer? Uma busca por respostas e soluções para um mundo melhor | Segundas e quartas-feiras, das 19h às 21h30. Início em maio. 

OBSERVAÇÃO DE AVES - Observação de aves no mundo e no Brasil, crescimento da atividade, material para observação de aves, aves que podem ser observadas, atração de aves para observação. Sábados, das 9h30 às 11h30. Início em maio. *Horários para aulas práticas serão definidos com o professor. 

Todos os cursos serão compostos por 4 aulas, entre prática e teoria. Investimento: R$ 100,00 / por curso

A Estação da Sustentabilidade é uma iniciativa do Fórum da Cidadania de Santos - ONG CONCIDADANIA.

Informações: Av. Ana Costa, 340 ou (13) 3221-2034, de segunda a sexta-feira, das 09h às 20h | contatoforumdacidadania@gmail.com