01/11/2017

Lançamento do Projeto Condomínio Sustentável ocorreu na última quarta-feira

Lançamento do Projeto Condomínio Sustentável ocorreu na última quarta-feira

A iniciativa pioneira na área de sustentabilidade foi apresentada oficialmente durante a reunião do Conselho Municipal de Meio Ambiente (COMDEMA), no auditório da Prodesan, na última quarta-feira, 01 de novembro.

O público formado por conselheiros, ambientalistas, convidados e membros da sociedade civil, recebeu informações sobre os princípios e a forma de atuação do Projeto Condomínio Sustentável, ressaltando sua importância para a cidade de Santos e para o meio ambiente.

As visitas aos condomínios terão início da segunda semana deste mês. Coordenador do projeto, Renato Prado, ressalta: “É fundamental que a iniciativa seja disseminada, para que os síndicos saibam de nosso propósito e nos permitam ter acesso às áreas do edifício, viabilizando a elaboração do nosso diagnóstico em sustentabilidade.”

Acompanhe o calendário de atuação nos bairros, conforme os meses:

  • Novembro 2017 a Janeiro 2018: José Menino, Pompéia e Gonzaga
  • Fevereiro a Abril 2018: Boqueirão e Embaré
  • Maio a julho 2018: Aparecida e Ponta da Praia

Entenda o projeto

A expectativa é disseminar o conceito do projeto em cerca de 700 condomínios, nos sete bairros da orla de Santos - do José Menino a Ponta da Praia. Através da prestação de consultoria, a proposta visa identificar melhorias que podem ser implementadas nestes edifícios, no âmbito da sustentabilidade. O foco da atuação será nos eixos da correta gestão dos resíduos sólidos, da eficiência energética e da economia de água.

Concebido para atuar nos bairros durante 10 meses, a iniciativa se estenderá até o final de agosto de 2018; a ideia futura é de expandir o projeto, após este período, para os demais bairros de Santos e até para outras cidades.

A equipe do Projeto Condomínio Sustentável, composta por sete integrantes (coordenador, assessoras de coordenação e de comunicação, educador ambiental e três monitores - estagiários da Unifesp, UniSantos e Senai), terá como metas principais estabelecer diagnósticos nos condomínios, identificando soluções sustentáveis; além de realizar parcerias com empresas, associações, cooperativas, escolas, universidades, entre outras.