Informações sobre o projeto

O objetivo do Projeto Condomínio Sustentável é realizar Consultorias em Sustentabilidade, identificando melhorias que podem ser implementadas nos condomínios dos bairros da orla de Santos. Atuamos em três eixos: gestão de resíduos, eficiência energética e uso racional da água. Temos ainda a educação e conscientização ambiental como eixo transversal, por acreditarmos que por meio dela é possível gerar uma mudança de hábitos e comportamentos, tornando-os mais responsáveis em relação ao meio ambiente.

COMO FUNCIONA O PROGRAMA CONDOMÍNIO SUSTENTÁVEL?

O Programa Condomínio Sustentável tem como objetivo disseminar informações e orientações sobre descarte adequado de resíduos e reciclagem, uso racional da água e eficiência energética para condomínios de treze bairros da Zona Intermediária e da Zona Noroeste de Santos.

Realizado pela ONG Concidadania, com apoio da Secretaria de Meio Ambiente (Semam), o programa foi selecionado no Edital de Chamamento 001/19 do Fundo Municipal de Recuperação e Preservação do Meio Ambiente, que é o órgão financiador vinculado à Secretaria de Meio Ambiente de Santos.

 A equipe do Programa é composta de 8 profissionais, atuando na sede da CONCIDADANIA ou em campo, durantes as visitas de diagnóstico e demais atividades conexas:

  • Coordenador
  • Assessora de Comunicação
  • Assessora Administrativa
  • Educador Ambiental
  • 4 Monitores (Estudantes de engenharia e/ou gestão ambiental, biologia, comunicação)

A equipe do Projeto contará ainda com o apoio de um supervisor técnico, membro da comissão de meio ambiente da CONCIDADANIA e que participará das reuniões com a equipe a fim de proporcionar um suporte profissional adicional. 

Confira mais informações sobre a nossa atuação no vídeo abaixo:

Confira no vídeo como foi realizada a primeira fase do programa, entre setembro de 2017 e agosto 2018, e agora entre dezembro 2019 e novembro de 2020 estaremos levando essa atuação para novos bairros da cidade de Santos:

COMO FAZER PARA PARTICIPAR?

No período de doze meses de execução do programa, a partir de dezembro de 2019, as equipes irão mapear e visitar 650 condomínios nas  regiões da Zona Intermediária e Zona Noroeste de Santos.

Os bairros atendidos serão Marapé, Campo Grande, Encruzilhada, Macuco, Estuário, Vila Belmiro, Jabaquara, Vila Mathias, Vila Nova, Saboó, Areia Branca, Castelo e Caneleira.

Podem fazer parte do programa condomínios de edifícios residenciais com mais de cinco andares e com elevador.

Nesta segunda fase, o programa se estenderá também a uma escola municipal em cada um desses treze bairros selecionados.

Nas visitas, as equipes percorrerão as áreas comuns de cada um dos edifícios e escolas designadas para avaliar itens e coletar informações de sustentabilidade definidos para cada um dos três eixos estruturantes da ação: Resíduos Sólidos, Economia de Água e Eficiência Energética.

Após as visitas de avaliação, serão elaborados os Relatórios de Diagnóstico de Sustentabilidade, um para cada condomínio/escola, contendo uma série de recomendações para melhorar a gestão dos resíduos, reduzir o consumo de água e obter maior eficiência no uso de energia elétrica.

Uma vez implementado o Programa no condomínio, ao final deste período espera-se aferir como resultados: 

  • redução da geração de resíduos destinados ao aterro sanitário
  • aumento da quantidade de materiais encaminhados para reciclagem e compostagem
  • redução do consumo de água e energia elétrica nos condomínios e escolas municipais
  • adequação das áreas comuns aos padrões de segurança estabelecidos no AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros)
  • conscientização de síndicos, condôminos, funcionários de edifícios, bem como toda a comunidade escolar sobre a importância da sustentabilidade a partir de ações adotadas dentro de sua própria residência, tornando-os efetivos agentes multiplicadores destes conceitos de educação ambiental

Para mais informações entre em contato com a gente

ORIGEM DO PROJETO

O Projeto Condomínio Sustentável foi idealizado pela ONG Consciência pela Cidadania (CONCIDADANIA) em resposta ao edital 01/2019 de seleção pública de projetos para financiamento pelo FMPRMA (Fundo Municipal de Preservação e Recuperação do Meio Ambiente).

O projeto terá duração de 13 meses, com início em novembro de 2019 e término em dezembro de 2020.

Na sequência da aprovação do edital, foi realizada a assinatura do termo de convênio para a realização do projeto em 30 de dezembro de 2016, tendo por objeto o desenvolvimento de ações de educação ambiental, resíduos sólidos e sustentabilidade no município de Santos.

O projeto só teve início efetivamente após a segunda quinzena do mês de agosto de 2017, após ter aguardado a aprovação de um projeto de lei na câmara municipal, com a consequente publicação de um decreto de execução por parte do prefeito de Santos, o Sr. Paulo Alexandre Barbosa.

FUNDO MUNICIPAL DE PRESERVAÇÃO E RECUPERAÇÃO DO MEIO AMBIENTE (FMPRMA)

O Fundo Municipal de Preservação e Recuperação do Meio Ambiente de Santos - FMPRMA, criado pela Lei Complementar nº 748 de 04 de janeiro de 2012, em conformidade ao art. 166 da Lei Orgânica do Município de Santos e com o art. 28 da Lei Complementar 311 de 23 de novembro de 1998, visa à captação de recusos e a aplicação dos mesmos, por meio da celebração de "Termos de Colaboração" com entidades da sociedade civil ou entes da Prefeitura do Município de Santos, visando a consecução de projetos de interesse público, proposto pelo Conselho Gestor do Fundo, com a transferência de valores não reembolsáveis a estas entidades. 

ONG CONSCIÊNCIA PELA CIDADANIA (CONCIDADANIA)

A CONCIDADANIA, desse modo, é a entidade proponente desse projeto, aprovado em edital público pelo conselho do gestor do fundo FMPRMA, que, na condição de patrocinador do projeto, destina recursos provenientes do FMPRMA para esta realização.

A CONCIDADANIA é uma Associação Civil sem fins lucrativos e de natureza suprapartidária, cuja missão é sensibilizar e fortalecer as ações que contribuam para a defesa e promoção dos Direitos da Cidadania e do Interesse Público, no âmbito dos eixos da Educação, Cultura, Cidadania e Proteção do Meio Ambiente.

Mais informações sobre o Histórico, Estrutura e Ações da Concidadania, encontram-se disponíveis no link abaixo:

http://condominiosustentavel.eco.br/interna/instituto-concidadania