Informações sobre o projeto

O objetivo do Projeto Condomínio Sustentável é realizar Consultorias em Sustentabilidade, identificando melhorias que podem ser implementadas nos condomínios dos bairros da orla de Santos. Atuamos em três eixos: gestão de resíduos, eficiência energética e uso racional da água. Temos ainda a educação e conscientização ambiental como eixo transversal, por acreditarmos que por meio dela é possível gerar uma mudança de hábitos e comportamentos, tornando-os mais responsáveis em relação ao meio ambiente.

Confira mais informações sobre a nossa atuação no vídeo abaixo:

 

ORIGEM DO PROJETO

O Projeto Condomínio Sustentável foi idealizado pela ONG Consciência pela Cidadania (CONCIDADANIA) em resposta ao edital 01/2016 de seleção pública de projetos para financiamento pelo FMPRMA (Fundo Municipal de Preservação e Recuperação do Meio Ambiente), publicado no diário oficial do município de Santos em 17 de fevereiro de 2016; com a subsequente publicação do resultado com a lista dos projetos aprovados no mesmo diário oficial do dia 19 de abril de 2016.

Na sequência da aprovação do edital, foi realizada a assinatura do termo de convênio para a realização do projeto em 30 de dezembro de 2016, tendo por objeto o desenvolvimento de ações de educação ambiental, resíduos sólidos e sustentabilidade no município de Santos.

O projeto só teve início efetivamente após a segunda quinzena do mês de agosto de 2017, após ter aguardado a aprovação de um projeto de lei na câmara municipal, com a consequente publicação de um decreto de execução por parte do prefeito de Santos, o Sr. Paulo Alexandre Barbosa.

FUNDO MUNICIPAL DE PRESERVAÇÃO E RECUPERAÇÃO DO MEIO AMBIENTE (FMPRMA)

O Fundo Municipal de Preservação e Recuperação do Meio Ambiente de Santos - FMPRMA, criado pela Lei Complementar nº 748 de 04 de janeiro de 2012, em conformidade ao art. 166 da Lei Orgânica do Município de Santos e com o art. 28 da Lei Complementar 311 de 23 de novembro de 1998, visa à captação de recusos e a aplicação dos mesmos, por meio da celebração de "Termos de Colaboração" com entidades da sociedade civil ou entes da Prefeitura do Município de Santos, visando a consecução de projetos de interesse público, proposto pelo Conselho Gestor do Fundo, com a transferência de valores não reembolsáveis a estas entidades. 

ONG CONSCIÊNCIA PELA CIDADANIA (CONCIDADANIA)

A CONCIDADANIA, desse modo, é a entidade proponente desse projeto, aprovado em edital público pelo conselho do gestor do fundo FMPRMA, que, na condição de patrocinador do projeto, destina recursos provenientes do FMPRMA para esta realização.

A CONCIDADANIA é uma Associação Civil sem fins lucrativos e de natureza suprapartidária, cuja missão é sensibilizar e fortalecer as ações que contribuam para a defesa e promoção dos Direitos da Cidadania e do Interesse Público, no âmbito dos eixos da Educação, Cultura, Cidadania e Proteção do Meio Ambiente.

Mais informações sobre o Histórico, Estrutura e Ações da Concidadania, encontram-se disponíveis no link abaixo:

http://condominiosustentavel.eco.br/interna/instituto-concidadania