ÁGUA! O tema em 2022!

O Programa Condomínio Sustentável está de volta com o PROJETO CONSUMO CONSCIENTE DE ÁGUAoferecendo educação ambiental e consultoria técnica gratuita para a economia de água em condomínios de Santos, São Vicente e Praia Grande, as cidades mais populosas da Baixada Santista.

Cadastre o seu condomínio e comece a economizar!
ÁGUA! O tema em 2022!

Projeto

Projeto Consumo Consciente de Água

O Projeto Consumo Consciente de Água tem como bases a educação ambiental por meio de campanhas de comunicação e materiais de divulgação que contribuem para a conscientização e formação de cidadãos ambientalmente responsáveis; e a consultoria técnica individualizada a fim de apresentar dicas de soluções para evitar desperdícios e diminuir os gastos com água nos condomínios. Entre abril e agosto de 2022 estamos atendendo condomínios de três municípios da baixada santista:

O Projeto Consumo Consciente de Água atende as regiões Santos, São Vicente e Praia Grande

  • Distribuição de 1.500 kits de comunicação (500 por município)
  • Disponibilização para download do Guia para Consumo Consciente de Água em Condomínios
  • Meta mínima de 75 condomínio atendidos através da elaboração de relatório técnico individualizado (25 por município)
  • Plantão de atendimento online para os síndicos participantes
  • 6 lives com temas variados relacionados à água e 2 vídeos educativos
  • Todas as informações disponíveis no hotsite e nas redes sociais

KIT DE COMUNICAÇÃO

Para facilitar as formas de divulgação (e a vida dos síndicos!), o Kit de Comunicação é composto por materiais em diferentes formatos, que também podem ser baixados e compartilhados!

Faça o download do Guia
  • Guia para o Consumo Consciente de Água em Condomínios
    O Guia traz informações e dicas sobre economia de água nas áreas comuns e nos apartamentos, hábitos sustentáveis e soluções inovadoras.
Faça o download do Guia
Consultoria Técnica

Consultoria Técnica

Os síndicos são os grandes parceiros do Projeto!

São eles que recebem os Kits de Comunicação e normalmente acompanham a visita técnica dos analistas ambientais. Após a análise das informações a equipe elabora um RELATÓRIO TÉCNICO específico para o condomínio com orientações e sugestões de metodologias para obtenção de melhorias no consumo de água para evitar desperdícios e diminuir os custos.

Plantão Online

Para tirar dúvidas e auxiliar os síndicos dos condomínios participantes na realização das adequações desejadas o Projeto oferece um Plantão de Atendimento On-line, 2 horas por dia.

Lives - Encontros Temáticos

Especialistas, pesquisadores e gestores de recursos hídricos da região vão debater assuntos relacionados a temática da água.

  • Chamem o síndico
  • Panorama dos Recursos Hídricos na Baixada Santista
  • O papel da Educação Ambiental na conscientização da comunidade condominial
  • O que é Comitê de Bacias e qual a sua importância
  • Água e cidadania
  • Soluções e Certificações Ambientais

Vídeos Educativos

"Hackeando a Água"

Dicas e truques para economia de água residencial. Palestra com orientações práticas de como agir e criar formas simples de redução de desperdício, por meio de diálogos com desenvolvedores de tecnologias sociais.

"Melhores Práticas"

As boas práticas encontradas nos Condomínios visitados pelo Projeto, como a utilização da água de reuso; a educação ambiental como prática; o planejamento da limpeza das áreas comuns; a leitura periódica de consumo praticada.

Fórum da Cidadania de Santos

Realização: OSC CONCIDADANIA

O Projeto Consumo Consciente de Água é realizado pela OSC Consciência para a Cidadania CONCIDADANIA em Santos.

Organização da Sociedade Civil, sem fins lucrativos, que teve início em 2004 e mantém em caráter permanente o Fórum da Cidadania de Santos, um espaço de discussão que atualmente trabalha 4 eixos temáticos: cultura, educação, direitos humanos e meio ambiente.

A OSC CONCIDADANIA possui ampla representatividade em Fóruns e Instâncias da sociedade civil no município de Santos e na região da baixada santista.

Realização: OSC CONCIDADANIA

Apoio: CBH-BS

Apoio: CBH-BS

O Projeto foi idealizado em 2020 e selecionando em deliberação do Comitê da Bacia Hidrográfica da Baixada Santista (CBH-BS Nº 369/2020), sob a chancela CEA-SP - Coordenadoria de Educação Ambiental do Estado de São Paulo.

O CBH-BS existe desde 1994 e reúne em um fórum democrático de participação aberta, os nove municípios da baixada santista: Bertioga, Guarujá, Santos, Cubatão, São Vicente, Praia Grande, Mongaguá, Itanhaém e Peruíbe.

Financiamento: FEHIDRO

O Fundo Estadual de Recursos Hídricos é o órgão financiador do Projeto. O FEHIDRO foi criado para suporte financeiro da Política Estadual de Recursos Hídricos (Lei 7.663), justamente com o objetivo de financiar programas e ações na área de recursos hídricos, de modo a promover a melhoria e a proteção dos corpos d`água e de suas bacias hidrográficas.

Financiamento: FEHIDRO
Cadastre seu condomínio

Cadastre seu condomínio

Como participar

Para inscrever o seu condomínio no Projeto Consumo Consciente de Água basta solicitar o cadastramento clicando no link.

Clique aqui e cadastre seu condomínio

Água e Cidadania

Em um momento em que o mundo passou do aquecimento global e estamos vivendo no âmbito da emergência climática é essencial que cada cidadão desenvolva a consciência ambiental necessária para a mudança de atitudes que levem a redução da nossa pegada ecológica no planeta.

O CBH-BS reúne representantes dos usuários da água, da sociedade civil organizada e do governo, para que juntos encontremos soluções para aproveitar e preservar as bacias hidrográficas.

É essa noção de cidadania, de pertencimento, que move a OSC CONCIDADANIA e que levou a realização do Projeto Consumo Consciente de Água, um bem comum que tem papel de destaque como o mais crítico e importante elemento para a vida humana. Compõe cerca de 70% do nosso peso corporal e está presente em 70% dos resíduos orgânicos gerados nas residências.

A mudança está em nossas mãos!

Água e Cidadania
Pegada Ecológica

Pegada Ecológica

A pegada ecológica é uma forma de analisar quanto do planeta estamos utilizando para manter nossos hábitos de consumo.

Calcule a sua pegada ecológica nessa calculadora do WWF, organização não governamental internacional que atua nas áreas da conservação, investigação e recuperação ambiental.

https://www.pegadaecologica.org.br/

Atitudes simples, podem fazer toda a diferença para diminuir sua pegada ecológica:

  • Deixe o carro em casa, sempre que possível.
  • Só compre o que é realmente necessário.
  • Reduza o consumo de carne.
  • Diminua o tempo de banho.
  • Separe o lixo orgânico do reciclado.
  • Não deixe as luzes acesas sem necessidade.

Dicas para economia de água

Cozinha

Cozinha

Lavando Louça

Lavar a louça com a torneira aberta por 15 minutos consome 120 litros de água potável! Duas dicas simples são: não abrir muito a torneira e ensaboar tudo de uma vez!

Antes de lavar os pratos e panelas, limpe bem os restos de comida com o guardanapo já usado e jogue no lixo, afinal você não quer entupir sua pia com água suja e gordura. Depois, ensaboe toda a louça, coloque dentro da pia e vá enxaguando. A água de uma peça vai ajudando na limpeza da de baixo, otimizando o uso.

Para lavar 1 copo são necessários, pelo menos, 2 copos de água potável!

Banheiro

Equipamentos

Instale o redutor de vazão nos chuveiros e aeradores das torneiras e adote a descarga tipo caixa acoplada em vasos sanitários.

No Banho

Um banho de chuveiro de 15 minutos, consome 240 litros de água! Fechando o registro ao se ensaboar, você aumenta a ação desengordurante e de perfume do sabonete ou shampoo, além de reduzir ainda mais, o consumo de água e eletricidade.

Torneira Pingando

Conserte o mais rápido possível! Esse pinga-pinga que parece inofensivo pode desperdiçar uma média de 45 litros/dia ou mais de 1.300 litros por mês!

Vaso Sanitário

Não use o vaso sanitário como lixeira, além de entupir a caixa de gordura de seu prédio, uma descarga gasta, em média, 6 litros de água potável.

Banheiro
Áreas Externas

Áreas Externas

Manutenção

Crie um calendário anual de manutenções, com lembretes para limpeza de caixa d`água, lavagem de escadarias e áreas comuns. Faça vistorias periódicas de caça vazamentos e compare o consumo mensal do condomínio. Essas ações ajudam a "automatizar" o monitoramento e a tomada de decisões. Vistorias periódicas nos apartamentos, também podem ser colocadas em pauta, na assembleia condominial.

Piscinas

Piscinas expostas ao sol e à ação do vento perdem aproximadamente 3.785 litros/mês por evaporação, o suficiente para suprir as necessidades de água para consumo anual de uma família de 4 pessoas. Utilize cobertura de proteção para a piscina, além de economia é um item a mais de segurança. Quando possível, cubra a piscina nas horas mais quentes do dia a dia condominial.

Jardins

O projeto paisagístico do condomínio pode ser orientado para escolha de espécies mais rústicas e adaptadas, que consomem menos água e demandam menos cuidados. No caso das árvores, escolha espécies que não perdem as folhas no inverno e cuja rega, quando necessária, possa ser feita com regadores ou mangueiras tipo pistola. Regue o jardim sempre ao final da tarde.

Eletrodomésticos

Mais Econômicos

Observe o selo Procel de economia de energia. Equipamentos do Tipo A podem até custar um pouco mais, porém o uso frequente compensa o investimento, principalmente em relação aos eletrodomésticos que ficam ligados por muito tempo.

Modo stand by

O modo stand by, aquela luzinha que fica acesa nos aparelhos eletrônicos desligados, é um grande vilão do consumo. Segundo o Inmetro, cada aparelho nessa situação pode aumentar em até R$ 2 o valor da conta mensal de energia elétrica. Parece pouco, mas dependendo da residência, pode ser responsável por até 12% do consumo mensal final.

Eletrodomésticos

Boas Práticas

Equipamentos antigos e defeituosos podem ser grandes causadores de desperdício de água. Por isso, os programas de manutenção de investimento do fundo de obras devem priorizar equipamentos mais econômicos. A instalação de torneiras de pressão e "sanitários inteligentes" nas áreas comuns é um investimento que rapidamente é compensado. Algumas empresas financiam este tipo de substituição.

Nossos Contatos

Fale Conosco

Siga-nos nas redes sociais

Onde Estamos

Estação da Cidadania
Av. Ana Costa, 340 - Campo Grande, Santos/SP - CEP: 11060-000

Realização:

Realização: OSC CONCIDADANIA

Apoio:

Apoio: CBH-BS

Financiamento:

Financiamento: FEHIDRO