Métricas e Resultados

GESTÃO TRANSPARENTE

Assim como acontece em toda cidade verticalizada e densamente ocupada, Santos enfrenta importantes desafios em relação ao descarte dos resíduos domésticos e à crescente demanda por energia elétrica e água, cuja produção, distribuição e tratamento representam grandes impactos ambientais. A gestão dos resíduos e o uso racional dos recursos naturais são, portanto, imprescindíveis para que Santos se torne uma cidade mais sustentável e que garanta a preservação da biodiversidade.

Neste sentido, o município deu o primeiro passo no enfrentamento desta questão com o Programa Condomínio Sustentável, cuja primeira fase foi realizada no período de  setembro de 2017 a agosto de 2018 abrangendo sete bairros da orla santista, com 1780 condomínios visitados no total e 122 condomínios atendidos com a disseminação de informações e orientações sobre a correta destinação dos resíduos, eficiência energética e uso racional da água, incluindo conteúdos e técnicas de educação ambiental.

Esta iniciativa contribuiu para o expressivo aumento da coleta seletiva de resíduos domésticos, que aumentou de 3.765 toneladas em 2016, para 4.562 toneladas em 2017 e 12.200 toneladas em 2018, acumulando um crescimento de mais de 300% no período.

Nesta segunda fase do Programa Condomínio Sustentável, que se estenderá até novembro de 2020 e que atenderá a treze bairros das zonas Intermediária e Noroeste, o município dá mais um passo na direção de alcançar a meta de se tornar uma cidade verdadeiramente sustentável, garantindo preservação ambiental e melhor qualidade de vida aos munícipes e visitantes.

E para tratar de forma objetiva e transparente todo este processo que é financiado com recursos públicos, nesta seção será apresentado, mensalmente, um resumo das métricas e dos resultados parciais do Programa Condomínio Sustentável.

 

Atividades internas

  • Reuniões: 4
  • Reuniões de Comunicação: 2 (atualização de website, redes sociais e eventos)

Atividades externas

  • Palestras de presentação do Programa em condomínios: 2
  • Reuniões com o Executivo: 1
  • Balanço dos atendimentos até 28/2/20

 

Quantidade de ofícios entregues: 282

Quantidade de condomínios que receberam visita técnica e já aderiram ao programa: 26

 

Meta contratual estabelecida para todo o programa:

  • Entrega de 650 ofícios (média de  50 por bairro)
  • Atendimento e realização de diagnósticos em sustentabilidade em no mínimo 35 condomínios distribuídos pelos 13 bairros  (equivalente a cerca de 5% do total acordado)

 

Dados atualizados em 28/02/20