Ações e Projetos do Fórum da Cidadania
Ações em desenvolvimento viabilizadas por meio de parcerias:
Escola de Cidadania
Projetos desenvolvidos em parceria com a UniSantos, por meio de curso de extensão universitária, e com a Diocese de Santos, tendo por objetivo a formação de Agentes Comunitários de Cidadania, proporcionado o exercício de mobilização dos segmentos sociais visando à promoção e defesa dos Direitos de Cidadania.
Defesa de Direitos de Cidadania: “O Direito Nosso de Cada Dia”
Geração de Renda: “Cooperativismo e Economia Solidária
ECA 20 anos Depois: “Mitos e Verdades”
Agentes Comunitários de Defesa do Meio Ambiente
Cidadania na Escola
Projeto em parceria com o SESC e SEDUC/Grupo Articulador dos Conselhos de Escola. Conta com o apoio de múltiplas instituições do Poder Públicos e Sociedade Civil, para ampliar espaços e oportunidades de vivência democrática e de exercício pleno de cidadania no âmbito de Escola. Tem a finalidade de envolver seus diversos atores, como alunos, professores, dirigentes. Técnicos pedagógicos, funcionários e lideranças comunitárias.
Ponto de Cultura: Estação da Cidadania e Cultura
Espaço cultural credenciado e selecionado em edital do Ministério da Cultura (MinC) em parceria com a Secretária de Estado da Cultura. Faz parte do Programa Cultura Viva, do MinC, que reúne uma rede de Pontos de Cultura instaladas em todo o país.
O Ponto de Cultura Estação da Cidadania e Cultura desenvolve oficinas gratuitas de Vídeo, Teatro, Literatura, Fotografia, Cultura Digital e Cultura Cidadã, disponíveis às pessoas interessadas.
Movimento Santos pela Vida
Em parceria com o SESC e a Prefeitura de Santos com a finalidade de promover valores e princípios de Cultura de Paz.
Atividades desenvolvidas: Campanha DESARME-SE em Espírito de Atitudes, que propõe a entrega voluntária de armas guardadas em casa e de brinquedos associados a ideias e práticas violentas; Pedágios no Trânsito; Mural na Estação da Cidadania. Participação do jogador de futebol Neymar como o Embaixador da Campanha. Tem como perspectivas a promoção de novas campanhas sócio-educativas, com outras temáticas de abrangência comunitária.