Consciência pela Cidadania
A Consciência pela Cidadania – CONCIDADANIA – é uma Associação Civil sem fins lucrativos e de natureza suprapartidária, fundada na cidade de Santos em 11 de dezembro de 2004, que tem por missão “mobilizar, sensibilizar e fortalecer a participação da comunidade para promover ações que contribuam para a defesa e promoção dos direitos e responsabilidades da cidadania e interesse público, visando à transformação social com qualidade de vida”.
Para tanto, a CONCIDADANIA mantém em caráter permanente o Fórum da Cidadania de Santos, instância responsável por desenvolver atividades e projetos nas áreas de Educação para a Cidadania, Cultura, Meio Ambiente e Ação Comunitária no âmbito da Regiâo Metropolitana da Baixada Santista.
SEDE DA CONCIDADANIA
Com sede na Avenida Dona Ana Costa, 340, bairro da Vila Matias, em Santos, CEP 11060-000 e telefone (13) 3221-2034.
A sede está situada no imóvel onde funcionou a "Estação Ferroviária Sorocabana de Santos", tombado pelo CONDEPASA.
ATRIBUIÇÃO ESTATUTÁRIA DA CONCIDADANIA
Especificamente no contexto deste projeto cabe ressaltar o Artigo 3º do estatuto da CONCIDADANIA, onde regem os itens seguintes :
Item VIII – Realização de projetos e eventos dirigidos à Educação Ambiental e à Proteção do Meio Ambiente.
Item X – A preservação do Meio Ambiente
Construindo a nossa história
Durante esses 17 anos de vida, o Fórum da Cidadania construiu uma trajetória de respeito e reconhecimento dos mais variados segmentos da Comunidade. Constituída graças à luta, determinação e indispensável participação de todos que constituem essa Organização. Para ativar a memória, vale lembrar algumas de nossas principais realizações:
Assembleia de Fundação: 18 de maio de 2002
- Semana da Cidadania: 2002 a 2010
- Conferência Metropolitana da Cidadania – CONCIDADANIA 2003
- Projeto Cidadania em Debate – 2004 a 2009
- Constituição da Ong CONCIDADANIA – 11 de dezembro de 2004
- Comitê 9840, de Combate à Corrupção Eleitoral: 2004/2006/2008/2012/2016
- Seminário Comunidade e Poder Legislativo: 2005
- Campanha e Plebiscito pelo Desarmamento: 2005
- Que Conselhos Queremos: 2006
- Inauguração da Estação da Cidadania: 25 de agosto de 2006
- Apresentação do Projeto Tribuna Cidadã à Câmara de Santos: 2006 e 2009
- Diploma de Honra ao Mérito concedido pela Câmara de Santos: 2007
- Título de Utilidade Pública Municipal: 2008
- Parceria com a Petrobras no Projeto Navegação: 2008
- Escola de Cidadania de Santos: 2008-2009
- Parceria com a Petrobras e a Rede Jovem Protagonista: 2009
- Cartilha da Participação Cidadã: 2009 Projeto Cidadania na Escola: 2009
- Campanha Ficha Limpa: 2009 Comitê do Plano Diretor Participativo: 2009
- Ponto de Cultura: 2010
- Projeto ECA Conhecer para Reconhecer: 2012-2015
- IV Conferência Regional de Meio Ambiente da Baixada Santista 2013
- Comitê Regional pela Gestão Sustentável de Resíduos Sólidos 2013 Resolução Normativa 001/2013- Aprovada pelo Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente de Santos CMDCA e Conselho Municipal de Educação de Santos – CME que dispões sobre a inclusão do ECA no Plano Pedagógico das Escolas de Santos – 2013
- Participação na Comissão que elaborou junto à Câmara de Vereadores de Santos o Projeto Câmara Jovem 2013
- Programa Voto não Tem Preço, Tem Consequências 2013
- Projeto Protagonismo e Cidadania: Uma Construção Permanente 2016-2017
- Projeto Condomínio Sustentável 2017
- Programa Condomínio Sustentável (Fase 2) 2020
Estrutura
Estação da Cidadania: valor histórico e prática cidadã
Localizada na Avenida Ana Costa, 340, no bairro de Campo Grande, em Santos, a Estação da Cidadania é um espaço coletivo que abriga, principalmente, atividades do Fórum da Cidadania, de entidades públicas e da sociedade civil cumprindo a tarefa de centralizar a divulgação e a troca das mais variadas iniciativas de estímulo à prática cidadã.
O imóvel histórico abrigou a antiga Estação Ferroviária Sorocabana, que funcionou neste endereço, por mais de um século, até o ano 2000. Foi tombado pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Santos (CONDEPASA) por ser uma importante referência urbana da cidade de Santos.
Como espaço coletivo, a Estação da Cidadania foi inaugurada no dia 25 de agosto de 2006, por meio de um contrato de comodato e termo de parceria envolvendo a ONG Consciência pela Cidadania (CONCIDADANIA), a Prefeitura Municipal de Santos e o Grupo Pão de Açúcar/Extra (proprietário do imóvel).
Ações e Projetos do Fórum da Cidadania
Ações em desenvolvimento viabilizadas por meio de parcerias:
Escola de Cidadania
Projetos desenvolvidos em parceria com a UniSantos, por meio de curso de extensão universitária, e com a Diocese de Santos, tendo por objetivo a formação de Agentes Comunitários de Cidadania, proporcionado o exercício de mobilização dos segmentos sociais visando à promoção e defesa dos Direitos de Cidadania.
Defesa de Direitos de Cidadania: “O Direito Nosso de Cada Dia”
Geração de Renda: “Cooperativismo e Economia Solidária
ECA 20 anos Depois: “Mitos e Verdades”
Agentes Comunitários de Defesa do Meio Ambiente
Cidadania na Escola
Projeto em parceria com o SESC e SEDUC/Grupo Articulador dos Conselhos de Escola. Conta com o apoio de múltiplas instituições do Poder Públicos e Sociedade Civil, para ampliar espaços e oportunidades de vivência democrática e de exercício pleno de cidadania no âmbito de Escola. Tem a finalidade de envolver seus diversos atores, como alunos, professores, dirigentes. Técnicos pedagógicos, funcionários e lideranças comunitárias.
Ponto de Cultura: Estação da Cidadania e Cultura
Espaço cultural credenciado e selecionado em edital do Ministério da Cultura (MinC) em parceria com a Secretária de Estado da Cultura. Faz parte do Programa Cultura Viva, do MinC, que reúne uma rede de Pontos de Cultura instaladas em todo o país.
O Ponto de Cultura Estação da Cidadania e Cultura desenvolve oficinas gratuitas de Vídeo, Teatro, Literatura, Fotografia, Cultura Digital e Cultura Cidadã, disponíveis às pessoas interessadas.
Movimento Santos pela Vida
Em parceria com o SESC e a Prefeitura de Santos com a finalidade de promover valores e princípios de Cultura de Paz.
Atividades desenvolvidas: Campanha DESARME-SE em Espírito de Atitudes, que propõe a entrega voluntária de armas guardadas em casa e de brinquedos associados a ideias e práticas violentas; Pedágios no Trânsito; Mural na Estação da Cidadania. Participação do jogador de futebol Neymar como o Embaixador da Campanha. Tem como perspectivas a promoção de novas campanhas sócio-educativas, com outras temáticas de abrangência comunitária.