Como funciona a certificação de edifícios verdes?

Edifícios verdes são construções que seguem determinados parâmetros de sustentabilidade e demonstram uma preocupação especial com o meio ambiente, com a utilização racional dos recursos naturais necessários ao seu funcionamento e a correta destinação dos resíduos gerados.

Uma das certificações de edifícios verdes é feita por meio do EDGE (sigla em inglês para “Excellence in Design for Greater Efficiencies” ou Excelência em projetos para maiores eficiências), uma plataforma on-line que estabelece um padrão de edifícios verdes e desenvolve um sistema de certificação para mais de 160 países, em sua maioria emergentes, inclusive o Brasil, pelo seu custo mais acessível até para condomínios residenciais, se comparado às demais certificações ambientais, como Leed, do Green Building, por exemplo, bem mais caras.

Uma inovação da IFC (Corporação Financeira Internacional), órgão do Banco Mundial, o EDGE pode ser utilizado para edifícios de todas as idades, inclusive construções novas, edifícios já existentes e grandes retrofits (processo de modernização de construções consideradas ultrapassadas ou fora de norma).

O padrão EDGE de certificação prevê, no mínimo, economia de 20%  de energia, água e energia incorporada aos materiais, até o padrão 100% sustentável, denominado Zero Carbono. Todos os projetos com certificação EDGE protegem os recursos naturais e economizam nas despesas operacionais.

O Programa Condomínio Sustentável foi inspirado em iniciativas de certificações ambientais como a certificação EDGE e representa uma etapa preparatória para a adequação aos princípios da sustentabilidade nos condomínios santistas.

 Fonte: https://www.edgebuildings.com/