Conhecendo as plantas alimentícias não convencionais

 

Hortas domésticas: Conhecendo as plantas alimentícias não convencionais (PANC).

 

A sigla PANC significa Plantas Alimentícias Não Convencionais, que são aquelas com distribuição limitada, ou seja, que são encontradas em determinadas regiões ou localidades e que exercem grande influência na alimentação da população tradicional desses locais. Além disso, as PANC são espécies que não são produzidas dentro da cadeia produtiva tradicional, diferente das espécies convencionais como batata, tomate, alface, etc, por não despertarem o interesse comercial por parte das grandes empresas da produção agrícola.

Incluem-se nas populações tradicionais, diversos grupos de agricultores familiares, que tem sua sobrevivência ligada diretamente ao campo, onde a produção local é de fundamental importância para a permanência e fixação de suas famílias no meio rural. Essas populações são totalmente dependentes de sua produção e tem todo sua vida baseada no campo.

Podemos encontrar outros termos ligados à essas espécies de plantas alimentícias, tais como : “Hortaliças Não Convencionais”, “Hortaliças Negligenciadas”, “Hortaliças Subutilizadas” e até “Hortaliças tradicionais”, sendo ligadas à essas famílias tradicionais dependentes da agricultura de subsistência.

Nos últimos anos, o cultivo e o consumo de legumes e verduras tem diminuído muito em várias regiões do país, entre todas as classes sociais e tanto em áreas rurais como urbanas, sendo resultado do crescente uso de alimentos industrializados (reflexo da globalização). Com isso podemos verificar que há uma mudança significativa no padrão alimentar do país e, com isso, a perda de características culturais e identidade com o consumo de alimentos locais e regionais.

Além disso, partindo de um ponto de vista nutricional e de segurança alimentar, houve perdas significativas com a restrição e abandono do consumo de hortaliças com peso local e regional, como por exemplo o ora-pro-nobis, hortaliça rica em proteínas.

Em se falando especificamente das PANC, a redução no cultivo e consumo é ainda mais evidente, vez que são substituídas por espécies de maior apelo comercial e em algumas comunidades, devido a dificuldades financeiras agudas e a mudanças nos hábitos alimentares, o baixo consumo de hortaliças constitui-se em um problema de segurança alimentar e nutricional.

Como vimos, as PANC são importante na expressão da cultura de determinados locais e regiões, havendo festivais voltados à esses alimentos.

As hortaliças não-convencionais são importantes na expressão da cultura de determinadas populações, cabendo citar o ora-pro-nobis, presente na culinária, porém, hoje, seu consumo foi reduzido se compararmos com outras hortaliças como tomate e batata.

As PANC tem seu valor nutricional, dependendo da espécie, relacionado a teores altos de sais minerais, vitaminas, fibras, carboidratos e proteínas, além de seus efeitos funcionais. Como um exemplo podemos citar o inhame ou cará, conhecido pelo fortalecimento do sistema imunológico, ou ainda o ora-pro-nobis, já citado anteriormente, que possui alto teor de proteínas, sendo inclusive conhecido como “carne vegetal”.

A valorização dessas plantas na alimentação é de suma importância do ponto de vista cultural, econômico, social e nutricional. Trata-se de uma questão de segurança e soberania alimentar e devemos estimular a produção e consumo dessas plantas.

Como exemplos de PANC’s podemos citar: a taioba, a araruta, o mangarito, a vinagreira, o taro (inhame), a chicória-do-pará, a capuchinha, o jacatupé, o inhame (cará), a jurubeba, o cubiu, o maxixe-do-reino, a bertalha, o ora-pro-nóbis, o jambu, o maxixe, o caruru, o quiabo, a beldroega, a azedinha, a serralha, o peixinho, o almeirão-de-árvore, a capi-çoba, entre outras, algumas nativas e outras introduzidas por colonizadores europeus (especialmente portugueses) ou por escravos africanos.

Esses vegetais cultivados em horta, pertencem ao grupo de alimentos conhecidos como reguladores ou protetores, pelo fato de serem ricos em sais minerais, vitaminas e fibras e por serem importantes na regulação das funções do corpo e manutenção da imunidade. São indispensáveis na alimentação diária e tanto os convencionais quanto as  PANC trazem benefícios como:

  • são leves e de fácil digestão;

  • auxiliam na saciedade, fornecendo poucas calorias;

  • são ricos em fibras auxiliam no bom funcionamento do intestino;

  • contém carboidratos, sais minerais, vitaminas e água,

  • nutrientes importantes para o bom funcionamento do

organismo.