Horta doméstica: adubação

Para manter uma produção saudável, com alta produtividade, é necessário que nossas plantas estejam sempre nutridas. Para isso, devemos realizar as adubações de maneira correta, não deixando faltar nutrientes para elas. 

Para produzir nossos alimentos sem utilizar produtos químicos e agrotóxicos que fazem mal para a saúde,  é necessário conhecer adubos orgânicos que melhorem o desenvolvimento das plantas e mantêm uma boa produção. 

Neste artigo, separamos algumas dicas de adubos orgânicos para você manter a saúde de sua horta.


1- Minhocas

As minhocas são ótimas aliadas quando queremos manter a saúde de nossa horta, pois elas ajudam a manter o solo rico em nutrientes. É possível, através do cultivo de minhocas, produzir húmus e biofertilizante líquido natural para aplicar nas plantações de hortaliças, vegetas e temperos. 


2- Restos de peixes

As sobras de peixes, que normalmente são jogadas fora quando fazemos a limpeza do alimento, como a cabeça, entranhas e rabo podem ser utilizados como fertilizantes naturais, pois são ricos e nitrogênio e ótimos para culturas de tomate, por exemplo.

 

3- Crustáceos

Além dos restos de peixes, podemos utilizar também as cascas de caranguejo, camarão ou lagostas, que são ricas em fósforo e nitrogênio. Para utilizá-las, e também os restos de peixe, devemos cavar um buraco de aproximadamente 40 cm de profundidade e nele enterrar os restos desses crustáceos (ou os restos de peixe). Após 30 dias podemos retirar do local onde estava enterrado e introduzi-los em outra ponta da horta, já que permanecerão com suas propriedades ainda ativas.


4- Urtigas

Para utilizarmos urtigas como fertilizante, devemos deixar as suas folhas de molho em água por uma semana. Devemos tomar cuidado para manter em um local longe do sol e com temperatura amena. Após uma semana devemos retirar as folhas da água e borrifar o liquido nas folhas de nossa horta. É importante lembrar de sempre utilizar luvas quando for realizar o manuseio das folhas de urtiga.

5- Borras de café

A borra de café é rica em fósforo, potássio e nitrogênio. Além disso, ela afasta lesmas e caracóis quando colocada no entorno das plantas. Podemos também utilizar os restos de grãos de café diluídos em água como fertilizante líquido para as plantas, bastando borrifá-lo sobre elas.

6- Grama

Outra dica é utilizar os restos de grama, que servem para cobrir o solo e assim, ajudam a preservar suas propriedades contra as intempéries do tempo. Além disto, a grama também é rica em nitrogênio e no seu processo de decomposição acaba favorecendo o solo em que foi colocada com diversos nutrientes benéficos ao desenvolvimento de qualquer vegetal.


7- Cascas de ovos

Utilizar cascas de ovos para a adubação é algo muito comum. Devemos colocar ao redor das plantas ou misturá-las ao solo. Elas são ricas em potássio e cálcio, aumentando a resistência das plantas e reduzindo a quantidade de larvas que fazem mal para o cultivo. 


8- Cinzas de madeira

Esse material é rico em potássio, fosfato e também em microminerais, o que torna as cinzas capazes de aumentar a resistência das plantas e, ainda, combater pragas. Para utilizá-las devemos misturar ¼ de xícara de cinzas em 1 litro de água e borrifar na horta uma vez por mês.


9 - Compostagem

 A compostagem é uma forma de "reciclagem dos resíduos orgânicos". Consiste em uma técnica que permite a transformação de sobras de frutas e legumes e alimentos em geral, podas de jardim, trapos de tecido, serragem, etc em adubo. É um processo biológico que acelera a decomposição do material orgânico, tendo como produto final o composto orgânico.

A compostagem é uma forma de recuperar os nutrientes dos resíduos orgânicos e levá-los de volta ao ciclo natural, enriquecendo o solo para agricultura ou jardinagem.

Pode ser aplicada sobre a terra, antes de realizar o plantio desejado na horta caseira ou, se preferir, misturá-la à terra.

 
10- Esterco animal

O esterco de alguns animais como vacas, ovelhas e cavalos são muito utilizados no meio rural para adubação. É importante, antes da utilização, colocar esse esterco sobre o sol por pelo menos duas semanas e, após esse período, podem ser aplicados em sua forma natural ou diluído em água com o auxílio de um borrifador.