Horta Doméstica: Compostagem e sustentabilidade.

Como dito no artigo anterior, adubar a terra é algo fundamental para que tenhamos uma cultura saudável e de alta produtividade. Uma das maneiras de adubar nossa plantação é por meio da compostagem, uma das alternativas mais sustentáveis e de baixo custo.

A destinação correta dos resíduos (lixo) é uma questão de extrema importância quando falamos em sustentabilidade. Ainda que seja essencial que tentemos reduzir ao máximo a geração de resíduos, é impossível chegar ao zero. Visto isso, devemos pensar no destino mais apropriado para esses materiais, tentando alcançar o máximo de reaproveitamento possível.

Quando falamos de resíduos orgânicos, o desafio é ainda maior. Diferente dos resíduos recicláveis, o destino dos orgânicos é mais complexo: a decomposição para utilização como adubo para hortas e jardins. É aqui que entram as composteiras, dispositivos que podem ser feitos em casa e que dão o destino correto e ecológico ao lixo doméstico da cozinha, ajudando o meio ambiente.

 

Como fazer sua composteira

A composteira é, em suma, um recipiente de decomposição, porém, não podemos colocar todos os materiais orgânicos nela. Restos de alimentos, talos e casca de verduras e frutas não cítricas, cascas de ovo e borra de café são muito bem-vindos, assim como folhas e grama fresca e alimentos cozidos em pequenas quantidades. Carnes e fezes de animais não são indicados, pois podem gerar mal cheiro e contaminação do adubo.


 

Em casa ou no condomínio:

 

  1. Primeiro devemos cavar um buraco na terra, com aproximadamente 0,5 m² (ou o tamanho maior de acordo com a  quantidade de lixo orgânico gerado pelos moradores) e 30 cm de profundidade. Para não haver o desabamento das paredes podemos utilizar placas de madeira ou uma caixa sem fundo que funcionam como bons suportes.

  2. Depois devemos colocar os resíduos orgânicos até preencher o espaço, sem espalhar. Para evitar o mal cheiro, devemos cobrir os resíduos com folhas secas e serragem, em grande quantidade. Essa cobertura também ajuda a evitar insetos como moscas. É normal que formigas e besouros apareçam e, inclusive, eles desempenham um papel na decomposição.

  3. Assim como fazemos com uma planta, nos dias de muito sol é recomendado fazer a rega da composteira, porque a umidade ajuda a acelerar a decomposição.

  4. A cada 15 dias, devemos revirar o material para aerar a mistura. Isso também ajuda a decomposição ocorrer mais rápido.

  5. Após algumas semanas, esse resíduo se transforma em uma terra escura e fofa, muito nutritiva para ser utilizada como adubo.

 

E como fazer a compostagem em apartamentos?

Assim como não necessitamos de um espaço amplo para cultivar nossa horta, também não precisamos de muito espaço para fazer compostagem. No caso de espaços compactos e limitamos, usa-se a composteira de minhocas, conhecida também como minhocário. Ela é pequena e quase não produz odores, podendo ficar em qualquer canto de seu apartamento.

Seguem as dicas para fazer a compostagem em seu apartamento:

  1. A composteira de minhocas funciona com três patamares, que podem ser feitos com caixas ou baldes de plástico ou madeira, furados na base. As perfurações são importantes para que as minhocas possam circular e o líquido gerado possa ser drenado.

  2. O primeiro andar é onde devemos depositar os resíduos, que devem ser cobertos com serragem e folhas secas, assim como nas composteiras feitas em covas. A mistura deve ficar “descansando” por aproximadamente um mês, sempre mantendo a umidade para acelerar a decomposição e impedir que as minhocas morram.

  3. Durante o tempo de descanso, o andar do topo passa para o meio e o do meio vai para o topo, começando outro ciclo de armazenagem.

  4. O andar debaixo serve para armazenar o líquido que escorre enquanto a decomposição dos resíduos ocorre.

  5. Aproximadamente um mês depois do início do processo, o adubo estará pronto para ser usado. Para retirá-lo, devemos colocar a composteira no sol,  para que as minhocas cavem mais fundo buscando por menos calor e, assim, seja possível retirar o adubo aos poucos sem prejudicar as minhocas.

  6. O líquido do andar de baixo também é um ótimo fertilizante, basta diluir na razão de uma parte de líquido/10 partes de água e regar as plantas uma vez por semana.