Horta doméstica: O que plantar II

Complementando o artigo anterior, seguem mais dicas com outras 10 espécies de plantas que podem ser cultivadas em nossas hortas domésticas, segundo Victor Berbel Ferreira

  1. Repolho
    Modo de plantio: podemos plantar o repolho por mudas ou sementes. Para fazer o transplante para o local definitivo deve estar com ao menos 10 cm de altura. O crescimento das cabeças de repolho está ligado ao espaço disponível, quanto mais espaço, maiores as cabeças.
    Época do plantio: Pode ser plantado o ano todo. Algumas espécies preferem o verão e algumas o inverno.
    Cuidados e colheita: essa planta necessita de luz direta e de um solo bem irrigado. A colheita é feita entre dois a quatro meses após o plantio.

  2. Tomate-cereja
    Modo de plantio: Devemos realizar o plantio através de sementes ou mudas. No caso de transplantar mudas, devemos fazer o transplante quando as plantas estiverem com no mínimo 10 cm de altura.
    Época do plantio: Inicio da primavera.
    Cuidados e colheita: A colheita pode ser feita entre 60 e 70 dias após o plantio. Recomenda-se a utilização de estacas para dar suporte à planta, por conta do peso dos tomates.

  3. Cenoura
    Modo de plantio: podemos plantar em sementes ou mudas. Caso as sementes não sejam plantadas diretamente no local definitivo, o transplante pode ser realizado quando a planta atinge 5 cm.
    Época do plantio: O ideal é realizar o plantio em épocas de clima ameno. Devemos evitar o plantio em dias de frio ou calor muito fortes.
    Cuidados e colheita: a colheita pode ser feita de dois a quatro meses após o plantio, conforme a espécie da cenoura. A irrigação deve ser frequente, sempre com cuidado para não encharcar o solo.

  4. Beterraba
    Modo de plantio: Pode ser plantada por meio de mudas ou sementes, no local definitivo ou realizando-se o transplante, desde que a planta tenha atingido 5cm de altura.
    Época do plantio: Como essa planta não se desenvolve bem no calor,  mas consegue suportar temperaturas frias quando adulta, é recomendado realizar o plantio no outono.
    Cuidados e colheita: Dependendo da espécie, a beterraba pode ser colhida de dois a seis meses após o plantio. Devemos lembrar de não deixar as raízes ficarem expostas.

  5. Rabanete
    Modo de plantio: devemos plantar as sementes em um recipiente com boa profundidade para que as raízes tenham espaço para se formarem.
    Época do plantio: Épocas de clima ameno.
    Cuidados e colheita: devemos realizar regas constantes, nunca deixando o solo secar completamente. A colheita acontece após 25 a 80 dias do plantio, conforme a espécie.

  6. Abóbora
    Modo de plantio: Devemos realizar o plantio em um solo rico em matéria orgânica utilizando sementes. Caso vá realizar o transplante da planta para um local definitivo, deve-se realizar quando a planta possuir três folhas.
    Época do plantio: Essa planta cresce melhor em climas quentes. Deve-se dar preferencia para realizar o plantio ao fim do inverno, especialmente no inicio da primavera.
    Cuidados e colheita:  devemos irrigar o solo frequentemente, mantendo-o sempre úmido. A colheita se dá quatro meses após o plantio.

  7. Batata
    Modo de plantio: Deixe uma batata saudável em local iluminado até que os brotos se formem. Para o plantio, devemos esperar até que os brotos atinjam o tamanho mínimo de 2 cm. Caso plante em sementes em uma sementeira, transplante para o local definitivo quando a planta tiver pelo menos quatro folhas.
    Época do plantio: A batata não desenvolve tubérculos em climas de temperaturas muito altas. Devemos dar preferencia para realizar o plantio em climas amenos, no inicio da primavera, ou, quando em regiões muito quentes, no inicio do outono.
    Cuidados e colheita: devemos fazer a colheita de 14 a 16 semanas após o plantio, quando as plantas estiverem amareladas. É importante lembrar de interromper a rega da planta duas semanas antes da colheita.

  8. Pepino
    Modo de plantio: o mais indicado é utilizar sementes para fazer o plantio no local definitivo. Caso seja feito em vasos ou algum recipiente, devem ter no mínimo 30 cm de profundidade.
    Época do plantio: No final do inverno, pois essa planta se da bem em temperaturas altas.
    Cuidados e colheita: devemos manter a planta longe do vento. Os frutos devem ser colhidos quando bem desenvolvidos, mas antes do amadurecimento completo, o que acontece de 30 a 70 dias após o plantio.

  9. Abobrinha
    Modo de plantio: devemos plantar as sementes no local definitivo ou realizar o transplante quando a planta tiver ao menos três folhas. A abobrinha pode ser plantada em vasos, mas se desenvolve melhor em canteiros.
    Época do plantio: Devemos realizar o plantio em épocas quentes, nunca em temperaturas abaixo de 15 graus.
    Cuidados e colheita: Após o plantio, o tempo é de 45 a 80 dias até a colheita.

     

  10. Morango
    Modo de plantio: pode ser plantado em vasos e outros recipientes facilmente por não possuir raízes profundas. É mais comum o plantio de mudas, mas também pode ser platado em sementes.
    Época do plantio: devemos realizar o plantio, de preferencia, em dias frescos e nublados. O morango se desenvolve melhor em temperaturas não muito elevadas. Uma época boa para o plantio é do fim do verão ao fim do outono.
    Cuidados e colheita: para produzir mais frutos, devemos cortar os estolhos (caules aéreos) assim que eles surgirem. A colheita deve ser feita de 60 a 80 dias após o plantio

 

Victor Berbel Ferreira é biólogo pela Universidade Santa Cecília e faz parte da equipe técnica do Programa Condomínio Sustentável. Tem experiência na área de Educação, Manejo de Animais e atua como pesquisador na área de Ecotoxicologia Aquática. Tem passagem pelo Aquário Municipal de Santos, a Unidade Municipal de Educação Florestan Fernandes e o Laboratório de Ecotoxicologia da Universidade Santa Cecília