Horta e saúde: benefícios de plantar em casa

 Artigo de Victor Berbel Ferreira sobre os benefícios da horta doméstica em residências ou condomínios

 

Nos últimos anos, a sociedade tem se preocupado cada vez mais com medidas para combater os maus hábitos alimentares. Os governos estão divulgando, pelos mais diversos meios, informações, estudos e pesquisas. Essa preocupação se dá pelo fato desses hábitos estarem ligados a diversos problemas à saúde, como obesidade, alta taxa de colesterol, problemas cardíacos, diabetes, etc.

 

Esses problemas são sintomas de que a sociedade está pecando em alguns pontos e que precisamos prestar mais atenção e buscar meios de combatê-los de maneira efetiva e não apenas utilizarmos paliativos que eliminam os sintomas, mas não cura, de fato, o problema social.

 

É claro que ter uma alimentação saudável traz diversas vantagens:

 

  • auxilia na eliminação de toxinas do corpo;
  • fortalece o sistema imunológico;
  • auxilia na manutenção do peso;
  • auxilia no combate a doenças como depressão e ansiedade, etc

 

Isso se dá pelo fato de que uma alimentação saudável auxilia na manutenção do equilíbrio do nosso organismo como um todo, física e psicologicamente, visto que a prática do plantio, cuidado e colheita são um hobby saudável e prazeroso. 

 

Na era da pressa e falta de tempo, os alimentos conhecidos como “junk food”, aquelas “besteiras” como os hambúrgueres das grandes marcas de fast food são cada vez mais consumidos, fator que traz grandes malefícios ao nosso corpo, que sofre com o abuso alimentar. E, em grande parte das vezes, apenas parar de comer essas “besteiras” não é o bastante. Isso somado ao fato de o acesso a alimentos orgânicos ser limitado por fatores como o preço elevado dos produtos, prejudica ainda mais a prática de alimentação saudável.

 

Visto isso, cultivar o nosso próprio alimento acaba sendo a prática mais inteligente, recompensante e viável. Em uma horta doméstica conseguimos evitar o uso de agrotóxicos e conservantes, o que nos proporciona uma alimentação menos prejudicial à nossa saúde. Além disso, a prática do cultivo alivia o estresse e estimulam a ressignificação do alimento, do ambiente e das temáticas ambientais. 

 

O incentivo ao cultivo sustentável tem capacidade de impactar cada vez mais a qualidade de vida das pessoas, sendo um passo muito grande e positivo em direção a uma mudança nas relações com o alimento e com o meio ambiente.

 

Plantar em casa, além de ter um grande apelo ambiental, também tem um forte apelo político-econômico. Ter uma produção de alimentos sustentável traz certa independência quanto ao sistema de produção em massa de alimentos, possibilita a escolha de não utilização de produtos nocivos à natureza e à nossa saúde e causa um certo desprendimento das pessoas das grandes produtoras e redes de fast food.

 

Além dos benefícios financeiros e nutricionais, as hortas trazem também diversos benefícios ligados a nossa saúde mental.

Vivemos em uma sociedade que cobra nossa constante atenção ao longo do dia todo, devemos estar ligados e prestando o máximo de atenção em tudo a nossa volta, seja em celulares ou e-mails. Mas essa necessidade de vigilância tem limite e pode gerar a fadiga de atenção, que vem acompanhada de mau humor, irritação e estresse. Essa fadiga felizmente é reversível, e uma das maneiras de fazer isso é como cultivo de nossas hortas, pois é um momento em que conseguimos nos desprender do mundo exterior, de nossas preocupações e obrigações externas. Ou seja, trocar seu celular por plantas é uma ótima forma de acabar com o estresse e com a fadiga.

 

Estudos recentes mostram que pessoas diagnosticadas com depressão, mau humor persistente ou transtorno bipolar passaram seis horas por semana cultivando flores e legumes. Após três meses, a melhora em todos os participantes era visível e o bom humor continuou mesmo três meses depois que o programa de jardinagem acabou.

 

Os especialistas sugerem que a jardinagem tem força suficiente para fazer com que as pessoas encontrem saídas para as suas  turbulências internas.

 

Camundongos foram injetados com bactérias inofensivas comumente encontradas no solo, e foi descoberto que elas aumentam a liberação de serotonina no organismo pelas partes do cérebro que controlam a função cognitiva e o humor – assim como as drogas antidepressivas fazem.

 

Claro que a prática do cultivo não afasta a necessidade de acompanhamento psicológico ou psiquiátrico, porém é uma terapia que ajuda no tratamento.

 

Fica claro então, que cultivar uma horta traz diversos benefícios à nossa saúde física e mental.

 

Fiquem ligados em nossas postagens e comece agora mesmo a cultivar a sua. 

 

Victor Berbel Ferreira é biólogo pela Universidade Santa Cecília e faz parte da equipe técnica do Programa Condomínio Sustentável. Tem experiência na área de Educação, Manejo de Animais e atua como pesquisador na área de Ecotoxicologia Aquática. Tem passagem pelo Aquário Municipal de Santos, a Unidade Municipal de Educação Florestan Fernandes e o Laboratório de Ecotoxicologia da Universidade Santa Cecília.