Hortas Domésticas: Fatores importantes para o cultivo

Na hora de plantar, devemos estar sempre atentos a três fatores importantíssimos para o crescimento das plantas: luz, temperatura e umidade.

Confira as dicas de Victor Berbel Ferreira, educador ambiental e colaborador do programa Condomínio Sustentável

Luz

Como sabemos, a fotossíntese é o principal meio de produção de energia das plantas e esse processo consiste na utilização da energia luminosa para produzir matéria orgânica.

Sem a luz, não há fotossíntese e por isso ela é um fator indispensável para as hortaliças.

A luz influencia a germinação das sementes e na diferenciação dos tecidos e órgãos das plantas. Cada espécie vegetal se comporta de forma diferente em relação a luz, onde algumas exigem maior intensidade luminosa e outras com menos.

 

Temperatura

 

A temperatura é um dos itens mais importantes para a germinação e o crescimento da planta. 

As diversas espécies de hortaliças reagem de forma diferente ao calor e ao frio, como por exemplo a cebola que quando submetida a temperaturas inferiores ao seu nível tem seu florescimento antecipado. Isso impede a produção da parte comestível. Com o morango, ocorre algo diferente. O das regiões quentes é mais ácido e menos firme e o das regiões temperadas é mais firme e menos doce. 

As hortaliças podem ser classificas quanto a temperatura em três tipos:

Tropicais - Quiabo e batata

Subtropicais – Alface, cenoura, cebola, couve-flor e morago

Temperadas – repolho, rabanete, beterraba e couve


 

Umidade

 

O teor de umidade (chuva e rega) é outro fator que condiciona o desenvolvimento das hortalicas.

A maior parte delas é composto por 95% de água e a absorção dos nutrientes é prejudicada pela falta de água.

Por outro lado, a umidade excessiva acarreta em problemas como o aparecimento de fungos e em consequência a propagação de doenças e também no “afogamento” das nossas plantas.

Quando nossas plantas estão sofrendo com o excesso de umidade, notamos alguns sinais como:

  1. O excesso de rega causa a asfixia radicular, impedindo que as raízes respirem o oxigênio que se encontra no solo. As plantas murcharão e acabarão por morrer. Verifique se o solo não está encharcado e diminua drasticamente a rega, até que o solo esteja úmido e não encharcado;

  2. As extremidades das folhas tornam-se castanhas;

  3. As folhas tornam-se castanhas e acabam por murchar. Este sinal acontece tanto para excesso como para falta de água. No entanto, a maior diferença sente-se na textura da folha. Com falta de água, as folhas parecem estaladiças, enquanto que com excesso de água, as folhas estão suaves e moles;

  4. Quando as raízes das plantas absorvem mais água do que eles podem utilizar, a pressão da água aumenta nas células das folhas, podendo acabar por as rebentar, formando-se bolhas e lesões. Além disso, você verá reentrâncias formadas logo acima dos crescimentos nas faces superiores das folhas;

  5. Folhas amarelas. Um crescimento atrofiado com folhas amareladas é um sintoma de excesso de rega;

  6. As folhas caem. A queda de folhas ocorre em ambas as situações de pouca água e muita água. Quando tanto as folhas jovens e velhas caem prematuramente, combinado com botões que não abrem, isso é um sinal calor de excesso de água.