Hortas Domésticas: o que plantar?

Veja as dicas de Victor Berbel Ferreira sobre as hortaliças que podem ser plantadas em casa.

 

Existe uma grande variedade de verduras, vegetais, ervas e temperos que podem ser plantadas em casa. Para que possamos decidir o que cultivar, devemos levar em consideração o espaço disponível, as preferências e cuidados necessários a cada espécie.

Pensando nisso, vamos trazer algumas dicas de espécies que são comuns e que podem ser plantadas em casa.

Dividiremos essas dicas em dois artigos com 10 espécies cada um. Acompanhe nossas redes sociais e fique por dentro deste conteúdo!

  1. Hortelã
    Modo de plantio: podemos plantar a hortelã por mudas ou sementes, dependendo da espécie. Devemos plantar em um local protegido de ventos fortes, uma vez que estes prejudicam o crescimento da planta.
    Época do plantio: O ideal é plantar durante a primavera ou outono, por conta das temperaturas mais amenas.
    Cuidados e colheita: é preciso manter o solo adubado e irrigado, além de controlar o crescimento de ervas daninhas. A colheita pode ser feita a qualquer momento, tanto pela haste quanto apenas de algumas folhas. Ao fazer a colheita pela haste, corte-a acima do primeiro par de folhas.

 

  1. Salsinha
    Modo de plantio: Devemos plantar as sementes, que devem ser colocadas em recipientes de pelo menos 30cm para favorecer o crescimento das raízes. Uma dica para agilizar a germinação é deixar as sementes de molho na água um dia antes do plantio.
    Época do plantio: Pode ser plantada em qualquer época do ano, de preferência em dias que não façam calor ou frio excessivo.
    Cuidados e colheita: devemos manter o solo sempre bem irrigado e realizar adubações frequentes. A colheita pode ser feita de dois a três meses após o plantio e deve-se colher as folhas inteiras.

 

  1. Cebolinha
    Modo de plantio: podemos plantar em sementes ou mudas. Caso as sementes não sejam plantadas diretamente no local definitivo, o transplante pode ser realizado depois de 30 a 40 dias.
    Época do plantio: durante todo o ano, dando preferência às épocas de clima ameno.Cuidados e colheita: devemos manter o solo irrigado e adubado, com abundância de nutrientes. A colheita pode ser feita de dois meses e meio a quatro meses após o plantio. Devemos colher as folhas inteiras, retirando-as pela base e nunca pela metade.

 

  1. Alecrim
    Modo de plantio: o alecrim pode ser plantado por sementes ou mudas. No caso das mudas, o transplante para lugar definitivo deve ser feito apenas quando o ramo atingir entre 15 e 20 cm.
    Época do plantio: Devemos plantar preferencialmente em épocas mais quentes, como verão ou primavera, pois as plantas jovens não devem ficar expostas a temperaturas muito baixas.
    Cuidados e colheita: O alecrim é bem resistente a secas, as regas devem ser mais frequentes na planta jovem e podem ficar mais espaçadas na planta desenvolvida. A colheita pode ser feita a partir do terceiro mês após o plantio, sem retirar mais da metade dos ramos de uma só vez para não prejudicar o crescimento.

 

  1. Manjericão
    Modo de plantio: pode ser plantado em sementes já nos lugares definitivos ou por mudas, para ser transplantado com cerca de 10 a 15 cm. Podemos fazer mudas a partir de ramos de plantas adultas; neste caso, o comprimento deve ser de em média 15 cm e o ramo deve ser mergulhado em água até que se formem as raízes.
    Época do plantio: O ideal é realizar o plantio em épocas quentes, com temperaturas acima de 18º C, visto que o manjericão não tolera temperaturas baixas
    Cuidados e colheita: as folhas podem ser colhidas após dois ou três meses do plantio. Devemos realizar a irrigação constantemente, mantendo o solo sempre com umidade média.

 

  1. Alface
    Modo de plantio: a alface pode ser plantada em sementes diretamente no local definitivo ou transplantada posteriormente – nesse caso, o ideal é fazer a mudança quando a planta já tiver de quatro a seis folhas, com o solo bastante irrigado. Podemos também utilizar o talo da alface, nesse caso devemos deixá-lo em contato com a água até que as raízes se formem e então realizar o plantio no local definitivo de cultivo.
    Época do plantio: O mais indicado é realizar o plantio na primavera e outono, assim a temperatura não prejudica o desenvolvimento das sementes.
    Cuidados e colheita: a melhor maneira de colher é cortando a planta pela base, deixando cerca de 2,5 cm de caule acima do solo para que as folhas possam voltar a brotar. A planta pode ser colhida entre 55 e 130 dias após o plantio.

 

  1. Couve
    Modo de plantio: Podemos utilizar sementes ou mudas. Quanto maior o espaço disponível, maior será o desenvolvimento da planta. Caso opte por plantar em vasos, a recomendação é de que ele tenha pelo menos 25 cm de diâmetro para que as raízes possam se espalhar e ter espaço o bastante.
    Época do plantio: Pode ser plantado o ano todo, porém prefere as épocas de clima ameno ou frio. Pode ter crescimento reduzido no verão.
    Cuidados e colheita: devemos manter o solo bem adubado e irrigado. Cortar a ponta do caule principal é uma medida que estimula o crescimento de brotos laterais. A colheita pode ser feita entre 10 e 16 semanas depois do plantio, deixando no pé algumas das folhas mais jovens para não barrar o desenvolvimento.

 

  1. Brócolis
    Modo de plantio: o brócolis se dá bem em pequenos espaços, podendo ser plantado em sementes ou mudas já no local definitivo.
    Época do plantio: Pode ser plantada o ano todo, porém prefere as épocas de clima ameno, como as estações do outono e inverno.
    Cuidados e colheita: essa planta exige muitos nutrientes, é preciso manter o solo rico em matéria orgânica com adubagens frequentes. A colheita pode ser feita entre 60 e 110 dias após o plantio, dependendo da espécie.

 

  1. Espinafre
    Modo de plantio: se adapta bem a pequenos espaços e pode ser plantado diretamente no local definitivo, em sementes.
    Época do plantio: Para regiões muito quentes, a melhor época para o plantio é durante o outono. É uma planta que se dá bem em clima ameno.
    Cuidados e colheita: o principal cuidado é a irrigação frequente. A colheita pode ser feita de 40 a 100 dias após o plantio. Se for colher apenas algumas folhas, retire sempre as mais externas. Caso vá colher a planta inteira, corte pela base deixando cerca de 2,5 cm de caule acima do solo para que os brotos possam se desenvolver novamente sem prejuízo.

 

  1. Agrião
    Modo de plantio: o agrião não exige muito espaço e pode ser plantado em sementes, no seu local definitivo.
    Época do plantio: Em climas amenos, como outono e primavera.
    Cuidados e colheita: é bastante sensível à secas, por isso mantenha sempre o solo úmido. As folhas podem começar a ser colhidas entre 60 e 80 dias após o plantio.

 

Victor Berbel Ferreira é biólogo pela Universidade Santa Cecília e faz parte da equipe técnica do Programa Condomínio Sustentável. Tem experiência na área de Educação, Manejo de Animais e atua como pesquisador na área de Ecotoxicologia Aquática. Tem passagem pelo Aquário Municipal de Santos, a Unidade Municipal de Educação Florestan Fernandes e o Laboratório de Ecotoxicologia da Universidade Santa Cecília