Hortas domésticas: Preparo do solo e montagem da horta

Neste artigo, o educador ambiental do Condomínio Sustentável, Victor Berbel Ferreira fala da importância de preparar o solo onde será montada sua horta doméstica.

 

Para que tenhamos um bom desenvolvimento das plantas é necessário um solo adequado para o plantio de uma horta caseira, que deve ser em boa quantidade e qualidade de material orgânico.

Podemos preparar o solo usando restos de vegetais, grama, capim, folhas secas de árvores entre outros, tudo muito bem picado e misturado com a terra.

Porém, caso prefira, esse produto pode ser adquirido pronto em casas especializadas, onde é conhecido como “Terra vegetal” ou “Terra orgânica”. Produto esse que também será sorteado pelo nosso projeto!

Para montar nossa horta, primeiramente devemos colocar dentro do recipiente escolhido um fundo com 2 centímetros de pedra para que haja um bom escoamento da água, não acumulando umidade no fundo e, assim, evitando o apodrecimento das raízes através de fungos.

Devemos então preencher o recipiente com a terra enriquecida do composto orgânico, nossa terra vegetal.

Para que a muda fique protegida contra fungos e bactérias, sugere-se a utilização de vermiculita (um substrato ou condicionador com diversas utilidades), adquirido com facilidade em casas de jardinagens. Trata-se de um produto natural a base de minerais e deve ser aplicado respeitando as instruções do fabricante.

Para fazer o semeio podemos utilizar bandejas, caixa de madeiras, copos de plástico, papel,  etc., mas sempre com furos no fundo.

Quando estivermos usando sementes pequenas, não se devemos enterrá-las demais pois elas não têm tanta reserva de energia quanto uma semente grande e se ficarem muito no fundo do recipiente, não terão força para germinar bem.

É importante lembrar que nossa sementeira deverá ser mantida sempre em sol pleno e deve ser regada uma vez ao dia, de preferência pela manhã. 

Após o semeio, devemos realizar a “transplantagem”, que consiste em levar a muda de uma sementeira para o recipiente final.

Após 30 dias da germinação na sementeira, as mudas estarão prontas para passar por esse processo.

Devemos retirar cada muda com a ajuda de uma pá, preservando um “torrão” de terra que contém a raiz.

Após retirar a muda, devemos colocá-la no recipiente escolhido e completar com mais terra, não esquecendo de manter o fundo de pedra citado anteriormente.

Após a transplantagem a muda não deverá tomar sol o dia inteiro por pelo menos a 1ª semana e deverá ser feito o assentamento da terra com água.

É importante lembrar também que durante a 1ª semana a muda não deverá ser regada diariamente.

Para plantio com sementes em garrafa pet, por exemplo, usamos de 3 a 4 sementes plantadas com a profundidade de 1 cm no máximo.

Após o plantio a planta deverá tomar sol por pelo menos 6 horas diárias. No caso de apartamentos, podem ficar em sacadas ou até mesmo na janela de cozinha e devemos ter o cuidado de fazer a irrigação todos os dias pela manhã.

Uma outra maneira de realizar o plantio é aproveitando a base da hortaliça que contém a raiz. 

O corte deve ser feito considerando 3 dedos acima da raiz a contar da parte branca, podendo cortar um pouco da raiz caso essa seja muito comprida.

Para o plantio em garrafa pet, por exemplo, usamos preferencialmente uma única raiz.

Após o plantio, nossa hortaliça também deverá tomar sol por pelo menos 6 horas diárias e, no caso de apartamentos, reforçamos a recomendação de mantê-las em sacadas ou em janelas, por exemplo na cozinha ou área de serviço (dependendo do sol). Lembrando sempre de fazer a irrigação todos os dias pela manhã.

 

Victor Berbel Ferreira é biólogo pela Universidade Santa Cecília e faz parte da equipe técnica do Programa Condomínio Sustentável. Tem experiência na área de Educação, Manejo de Animais e atua como pesquisador na área de Ecotoxicologia Aquática. Tem passagem pelo Aquário Municipal de Santos, a Unidade Municipal de Educação Florestan Fernandes e o Laboratório de Ecotoxicologia da Universidade Santa Cecília.