Jornal Perspectiva destaca iniciativa do Condomínio Sustentável

Matéria publicada explica nossa ação de arrecadação junto aos condomínios.

Programa arrecada produtos para comunidades vulneráveis

A campanha Baixada Santista pela Vida está mobilizada na captação de recursos para comunidades vulneráveis, em razão da pandemia da Covid-19. A iniciativa partiu de um grupo de entidades e organizações que visam reduzir os impactos da pandemia além de dialogar com o poder público na busca de alternativas para o enfrentamento da crise.

Entre as organizações participantes, a Ong Concidadania, que desenvolve o Programa Condomínio Sustentável e envolve mais de uma centena de condomínios santistas, está realizando ação específica com síndicos e condôminos para a arrecadação de produtos de higiene e limpeza em edifícios residenciais. Além disso, as redes sociais do Condomínio Sustentável (Facebook e Instagram) estão com parte de suas postagens direcionadas à campanha Baixada Santista Pela Vida.

O Sindicato dos Condomínios Prediais do Litoral Paulista (Sicon) reforça a campanha e, como parceiro do Condomínio Sustentável, está trazendo as contribuições de seus associados e das administradoras prediais.

Por meio de duas caixas de papelão, as chamadas caixas solidárias, que são disponibilizadas numa área comum de fácil acesso, os moradores podem fazer a doação de produtos de limpeza, higiene pessoal e alimentos não perecíveis.

Semanalmente o condomínio poderá destinar diretamente as caixas para os pontos de entrega (disponíveis no site da campanha), ou solicitar a retirada dos produtos pelos coordenadores da campanha, que farão a distribuição nas comunidades carentes.

Caso o condomínio prefira entregar pessoalmente a uma comunidade ou instituição, poderá fazê-lo, apenas comunicando aos organizadores sobre a destinação dos produtos arrecadados.

Os condomínios que quiserem se integrar a esta ação, devem entrar em contato com o coordenador do Condomínio Sustentável, Renato Prado, pelo WhatsApp (11) 94829.5193).

Outra forma de contribuir é por meio de doação em dinheiro direto na plataforma www.baixadapelavida.org Com os recursos arrecadados, a campanha vai doar alimentação e kits de higiene para famílias carentes da região e produzir máscaras de proteção para profissionais da saúde, lideranças comunitárias e microempreendedores periféricos.

Financiado com recursos públicos, oriundos do Fundo Municipal de Preservação e Recuperação do Meio Ambiente (Fmprma), ligado à Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Santos, o programa Condomínio Sustentável presta consultoria gratuita sobre sustentabilidade nos condomínios residenciais de Santos a partir de quatro eixos: gestão de resíduos, economia de água, eficiência energética e educação ambiental.

Na primeira fase do programa (2017/2018), foram atendidos condomínios da orla. Agora, na segunda fase que está em andamento, o programa está voltado para as zonas intermediária e Noroeste de Santos. O Condomínio Sustentável é desenvolvido pela Ong Concidadania, que faz parte do Fórum da Cidadania de Santos e já atendeu mais de 100 condomínios santistas. Mais em www.condominiosustentavel.eco.br

http://jornalperspectiva.com.br/noticias/programa-arrecada-produtos-para-comunidades-vulneraveis/