Lata de alumínio completa 30 anos no Brasil

Símbolo de inovação no setor de embalagens, as latas de alumínio cada vez mais conquistam os consumidores e se consolidam como modelo sustentável

Poucos produtos no mundo são facilmente reconhecidos por sua sustentabilidade, praticidade e estilo como a lata de alumínio para bebidas. A embalagem mais reciclada do planeta, que modificou hábitos e introduziu conceitos hoje fundamentais para a economia sustentável, completa 30 anos de fabricação no Brasil.

A Abralatas – Associação Brasileira dos Fabricantes de Latas de Alumínio e a Novelis, líder mundial em laminados e reciclagem de alumínio, se uniram para comemorar esse marco que revolucionou o mercado de bebidas ao inserir a embalagem sustentável no dia a dia dos brasileiros.

O crescimento da lata de alumínio no Brasil é vertiginoso. Em 1989 iniciou-se a produção de latas de alumínio no Brasil. Apenas dez anos depois, em 1999, já atingíamos a marca de 10 bilhões de latinhas. Em 2009, se aproximava dos 20 bilhões e, em 2019, devemos alcançar o patamar próximo a 30 bilhões de latinhas. Produção que se consolida como terceiro maior mercado mundial, atrás apenas de EUA e China.

“A partir da primeira fábrica, instalada na cidade de Pouso Alegre, Minas Gerais, o setor investiu pesado para atender a demanda crescente dos consumidores e dos diversos fabricantes de bebidas por uma embalagem comprovadamente sustentável”, ressalta Cátilo Cândido, presidente executivo da Abralatas. Ele observa que hoje são 22 unidades industriais espalhadas por todas as regiões do país. “Trinta anos depois, agora é a vez de envasarmos a primeira água em lata do Brasil” pontua Cândido. “A latinha possui ainda um ciclo de vida relativamente curto já que leva poucos meses para voltar ao ponto de venda após o consumo e descarte, formando um conceito perfeito de economia circular” pontua.

O crescimento da produção reflete em mais de seis mil empregos diretos e geração de renda para cerca de 600 mil pessoas envolvidas na etapa da reciclagem. Um dos principais catalisadores do consumo de latas de alumínio é o crescimento da participação da lata no mercado de cerveja, que já ultrapassou a marca dos 50%.

O alumínio permite a criação de embalagens diferenciadas e modernas e, por ser leve e resistente, diminui o custo do transporte, reduzindo a pegada de carbono dos produtos. No caso da latinha de alumínio, além de gelar as bebidas mais rápido, as vantagens incluem uma melhor conservação do sabor do produto, pois impede a incidência de luz, até a economia de espaço nos pontos de vendas, trazendo vantagens para os varejistas.

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