Programa Condomínio Sustentável estende os atendimentos de consultoria também para 18 escolas municipais de Santos

 

Neste artigo de Felipe Voltarelli da Silva, traz as novidades sobre as visitas às escolas municipais em Santos

 

Desde a primeira fase do programa Condomínio Sustentável em 2017, com o apoio da Secretaria do Meio Ambiente de Santos (Semam) e o financiamento do FMPRMA (Fundo Municipal de Preservação e Recuperação do Meio Ambiente), mais de 160 condomínios de Santos já receberam a prestação de serviços de consultoria em sustentabilidade, além de outros mais de 1600 que receberam a nossa oferta de prestação gratuita, mas ainda não emitiram parecer favorável para nossa atuação efetiva. Desde dezembro de 2019, com o início da segunda fase do programa, a novidade foi a inclusão no escopo de atendimento de 18 UMEs (Unidade Municipal de Educação), com o apoio da Secretaria de Educação de Santos para essa finalidade, cujo início havia sido programado para o mês de abril de 2020. Entretanto, com o advento da quarentena imposta pela pandemia da COVID-19, a ação iniciou apenas   recentemente, no mês de outubro.

Esse trabalho visou a replicação nas UMEs dos conceitos e benefícios de sustentabilidade desenvolvidos nos condomínios, pautados nos três eixos principais, que são a gestão dos resíduos, a eficiência energética e o uso racional da água.  Tendo a educação ambiental como instrumento de conscientização das boas práticas sustentáveis, as recomendações e orientações sobre as infraestruturas prediais e as soluções abordadas em condomínios, foram também estendidas às escolas. Devido a algumas especificidades do ambiente escolar, como a gestão dos resíduos orgânicos provenientes da preparação das merendas e como fonte potencial para o estímulo de hortas pedagógicas e das áreas verdes, além dos aspectos intrínsecos da educação ambiental como disciplina transversal às demais disciplinas, esses aspectos necessitaram de um planejamento diferenciado.

Para essa finalidade, nossa equipe contou com o apoio da educadora ambiental Helena Benaque, formada em engenharia ambiental, que contribuiu com os demais colegas da equipe, para a concepção de uma série de conteúdos, ferramentas e itens de comunicação e sinalização, possibilitando o desenvolvimento de práticas em sustentabilidade específicas para crianças e adolescentes. Dentre essas ferramentas, podemos destacar as dinâmicas e oficinas de reciclagem de papel, de gestão de resíduos, de reciclagem de plásticos, mosaico com tampinhas de garrafas, entre outras. Vale citar também o Quiz da Sustentabilidade, que foi concebido para nosso portal na Internet e que está disponível para o público em geral (https://condominiosustentavel.eco.br/quiz/). O intuito deste jogo é testar, em diferentes níveis de conhecimento, os três grandes eixos desenvolvidos pelo Programa Condomínio Sustentável (Gestão de Resíduos, Eficiência Energética e Uso Racional da Água), possibilitando assim, incentivar de forma lúdica a discussão desses temas, abordando tópicos atuais e disseminando conceitos basilares para a assimilação da importância das atitudes sustentáveis, discutidos ou não em sala de aula.

Todavia, ainda em razão do atual período de pandemia, que resultou na interrupção das aulas presenciais, nossa equipe aguarda com grande expectativa uma futura oportunidade para poder apresentar essas soluções, temáticas e dinâmicas de educação ambiental aos alunos das UMEs selecionadas na rede municipal de ensino de Santos, assim como também, quem sabe até ainda na sequência, para mais outras comunidades escolares, envolvendo os estabelecimentos de ensino estaduais e particulares.  O objetivo, com isso, é estimular a imaginação, a criatividade, a autonomia e o contato com o meio ambiente e como nossas ações podem transformar a escola e nossas vidas em um lugar melhor.

Em muitas dessas escolas visitadas, foram observadas amplas áreas verdes disponíveis, onde as ferramentas de educação ambiental que desenvolvemos poderão estimular a capacidade cognitiva e a interação com o meio ambiente, dentre elas podemos destacar:

- Utilização de folhas antigas e secas como pincéis para pintura;

- Identificação das espécies arbóreas existentes e nomeando-as com plaquetas informativas;

- Identificação das cores que existem no espaço, como folhas secas e amareladas, folhas novas e verdes, frutos e flores coloridas;

- Criar desenhos, brinquedos e caixas sensoriais com os recursos que o espaço oferece;

 - Construir hortas com variedade de frutas, verduras, legumes e temperos. Nesse sentido trabalhar os tipos de alimentos, cores, características e importância de uma boa alimentação. Realizar lanches e refeições com os alimentos colhidos da própria horta pelos alunos;

- Construir espaços para a realização da prática de compostagem (reciclagem dos resíduos orgânicos, como restos de alimentos e folhas) no intuito de fechar o ciclo natural dos alimentos e obter um adubo nutritivo que poderá retornar à horta.

             Dessa forma, ao demonstrar a importância da conscientização ambiental através da noção de pegada ecológica, estímulo à utilização dos recursos energéticos com maior parcimônia, revelando que de fato não existe lixo mas sim resíduos valorizáveis, entendemos aportar uma significativa contribuição para a inovação dessas políticas públicas.

 

A interação dos alunos com as ferramentas pedagógicas de educação ambiental e o diagnóstico das edificações oferecidos aos gestores, corpo diretivo e pedagógico possibilitará o completo envolvimento da comunidade escolar no desafio de uma nova postura que priorize o equilíbrio ambiental.

Inspirado nos conceitos das certificações ambientais (como o selo Procel Edifica, Green Building, dentre outras), o Programa Condomínio Sustentável busca elevar o nível das ações de políticas públicas alinhando-as aos conceitos de sustentabilidade.

A educação ambiental é, portanto, fundamental para que as práticas citadas anteriormente sejam enraizadas e desenvolvidas com consciência e eficiência na comunidade escolar e em todos que são afetados por ela de alguma forma. A educação ambiental é capaz de transformar hábitos, desenvolver o senso de responsabilidade sobre o meio ambiente e mudar a situação do planeta frente aos problemas existentes, garantindo recursos renováveis e qualidade de vida a todos. Dessa forma, é de extrema importância entender o seu conceito e colocar em prática as diversas ações possíveis.

Assim, as escolas desempenham um papel relevante na inserção de questões relacionadas ao meio ambiente e nossa responsabilidade sobre ele. Entender que a formação dos alunos se deve a temas que vão além daqueles tratados apenas em sala de aula, é fundamental para que a escola desenvolva o senso crítico dos alunos e os transforme em multiplicadores de ações sustentáveis no mundo todo.

 

 “Quem ensina aprende ao ensinar. E quem aprende ensina ao aprender.

Paulo Freire

 

 

Felipe Voltarelli da Silva é Bacharel Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia do Mar, graduando em Engenharia Ambiental pela Universidade Federal de São Paulo, desenvolvendo pesquisa na área de Logística Reversa e é monitor ambiental na equipe do Programa Condomínio Sustentável.