Quarentena: hora de conscientizar

Artigo

 

Quarentena: hora de conscientizar 

 

Luiz Gustavo Bet

 

A sociedade está enfrentando uma crise generalizada com a disseminação do COVID-19 em todo o planeta. Em muitos países, a recomendação é que as pessoas fiquem em casa e muitos estabelecimentos estão fechados por decreto dos governos. Essas medidas estão sendo implementadas para que a pandemia seja controlada e não haja um colapso dos sistemas de saúde. Por outro lado, essas mudanças drásticas no padrão de consumo das famílias podem resultar em valores elevados da conta de água e energia elétrica ao longo da quarentena. Por isso, é importante destacar os principais “vilões” da casa e aprender a utilizar esses recursos de forma mais consciente.

 

Começando pelo consumo de energia elétrica, a maior permanência das pessoas em casa irá aumentar a quantidade de horas de funcionamento por dia dos climatizadores de ambiente, principalmente em dias quentes. Para esses equipamentos, a sugestão é ligar apenas em momentos de extrema necessidade e com ativação intermitente. No entanto, o aconselhável é sempre manter a casa arejada para que o ar circule, lembrando a recomendação de manter os ambientes bem ventilados para contribuir na luta contra o coronavírus. Sendo assim, procure utilizar o mínimo possível do ar condicionado, e apenas quando as janelas estiverem fechadas para ter um uso mais eficiente do equipamento.

 

Além dos climatizadores, os chuveiros elétricos e as máquinas de lavar roupas são equipamentos que consomem bastante energia. Para utilizá-los de forma mais consciente, procure sempre deixar o chuveiro no modo verão ou desligado durante os dias quentes.  O banho deve ser rápido, preferencialmente durante o dia, quando a temperatura é mais quente e lembrando de fechar o registro enquanto ensaboa o corpo. 

 

Sempre que possível, utilize roupas leves e frescas. As roupas para ficar em casa podem ser usadas em mais de um dia quando bem conservadas. Faça uso da máquina de lavar apenas quando necessário e sempre próximo à capacidade máxima do equipamento, para reduzir a quantidade de vezes que o eletrodoméstico é ligado.  Lembre-se também de sempre reaproveitar a água da máquina de lavar para limpar o quintal ou até mesmo banheiros.

 

As instruções de uso para o chuveiro e máquina de lavar contribuem diretamente tanto na conta de energia elétrica como na conta de água da família. Além delas, as regras básicas de uso das torneiras para lavar mão, escovar o dente e lavar a louça devem ser seguidas. Isto é, sempre manter as torneiras fechadas enquanto escova o dente e quando estiver ensaboando corretamente as mãos. Na lavagem das louças é importante manter a torneira fechada, abrindo apenas para o enxágue. Dessa forma, através do consumo consciente, você reduz seus gastos e disponibiliza mais recurso para ajudar outras pessoas. 

 

Por último, para combater essa pandemia e preservar o meio ambiente precisamos, mais do que nunca, de união e solidariedade entre as pessoas. Portanto,  fique em casa e procure interagir ao máximo com as pessoas que moram com você durante a quarentena.  Mesmo mantendo a distância indicada e os hábitos necessários,  os laços podem ser fortificados. 

 

Na maioria das vezes, passar o tempo junto ajuda a reduzir o consumo dos recursos naturais dentro de casa. Exemplificando, brincadeiras, jogos e momentos em família reduzem o consumo energético da casa. Brincar com jogos de tabuleiro, praticar atividade física e, até mesmo, assistir a um bom filme juntos reduzem o tempo de uso e a quantidade de aparelhos eletrônicos em funcionamento na casa. Além disso, use a criatividade para praticar atividades que você normalmente não faziam parte de sua rotina antes da quarentena, como ler um livro, contar história para as crianças, tocar algum instrumento musical, ensinar os filhos como separar corretamente o lixo e construir brinquedos a partir de resíduos recicláveis. Dessa forma, a quarentena será menos entediante, ao mesmo tempo em que consumimos menos recursos naturais e contribuímos para a preservação do planeta. 

 

Luiz Gustavo Bet faz parte da equipe técnica do Programa Condomínio Sustentável. É bacharel Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia, granduando em Engenharia Ambiental e mestrando em Análise Ambiental Integrada pela UNIFESP.