Uso Racional da Água em condomínios

Neste artigo de Victor Samhan Archangelo, uma reflexão sobre a importância do uso racional da água

           De toda a água disponível no planeta, apenas 2,5% é doce e os outros 97,5% é salgada. Desta pequena parcela de água doce, 69,2% encontra-se em geleiras e neves eternas, 29,6% encontra-se em camadas subterrâneas, 0,9% encontra-se nos solos, pântanos e geadas e apenas 0,3% em rios e lagos. Do total de água doce disponível para consumo no mundo, o Brasil é um dos países que mais concentra o recurso com cerca de  12%, sendo que a maior porcentagem (cerca de 70%) está concentrada na região amazônica do país. A região sudeste, que abriga a maior parte da população brasileira, dispõe de apenas 6% desse total.

           Estima-se que cerca de 37% da água tratada no Brasil se perde por problemas de vazamento, ligações irregulares, falta de medição ou medição incorreta e roubos, o que reforça a necessidade de gestão e manutenção contínua.  Segundo dados do Instituto Trata Brasil, o consumo médio brasileiro é de 166,3 litros por habitante/dia, o que fica 51% acima do consumo diário de 110 litros por habitante/dia que a ONU recomenda.

           Como consequência dos impactos e pressões relacionados à preservação dos recursos hídricos, que inclusive tende a aumentar ao longo dos anos, criam-se no país leis de uso racional da água. Entre outras medidas, tais leis obrigam a implantação de Programas de Uso Racional da Água em edifícios públicos e a individualização da medição do consumo da água em edifícios residenciais. No Brasil, pagamos apenas pelo uso do recurso e não pelo recurso em si, o que de certa forma torna a água um produto barato e tem-se a falsa sensação de abundância.

           Para qualquer tipo de empreendimento, considera-se basicamente quatro processos na administração dos recursos hídricos: fontes de fornecimento, gestão e monitoramento do consumo, consumo racional e disposição adequada dos efluentes.
           Considerando o uso sustentável da água, sabe-se que dependendo da utilização, a água potável pronta para consumo humano fornecida pelas concessionárias não é necessariamente indispensável, pois apenas uma parcela do consumo global exige este padrão de qualidade. Exemplos de uso como descarga de bacias sanitárias, lavagem de pisos, torres de resfriamento de ar condicionado, irrigação e outros não necessitam de água potável, e por isso, sugere-se a utilização de fontes alternativas como aproveitamento da água da chuva, tratamento e reuso de esgoto, águas cinzas e efluentes em geral.

           Seja por meio do uso de mecanismos economizadores, como arejadores e bacias com caixa acoplada, ou por meio de mudanças nos procedimentos de consumo da água, o uso racional constitui-se por utilizar o mínimo necessário deste recurso para a atividade pretendida, como mostram alguns exemplos a seguir:

 

 

Individualização das contas de água:

           Sancionada em 12 de julho de 2016, a Lei Federal 13.312 entrou em vigor neste ano de 2021 e tornou a medição individualizada obrigatória aos condomínios novos, que passarão a adotar a nova regra de sustentabilidade.

           Na maior parte dos condomínios o consumo de água não é individualizado e o pagamento pelo uso do recurso, que segundo pesquisa no site Valor Econômico representa cerca de 15% dos gastos, acaba sendo rateado entre todos os moradores, o que dificulta o controle dos gastos e economia ao longo do tempo.

           Controlar o próprio consumo e pagar a conta individualmente é algo indispensável na busca pela redução do desperdício de água. A medição pode ser feita manualmente com a entrada de um leiturista no condomínio, ou utilizando recursos tecnológicos já existentes no mercado como por exemplo sistemas por radiofrequência, sistemas de leitura pulsada ou sistemas digitais (Wifi). Este último permite fazer a leitura do hidrômetro em tempo real de maneira automática e mostra ao usuário os dados de consumo e se existe algum vazamento na unidade da edificação, pelo computador ou aplicativo de maneira fácil e segura. Em outras palavras, o pagamento se torna bem mais justo, além de incentivar a economia do recurso.

 

Controle dos registros

           Identificar os registros do apartamento e ajustá-los conforme a pressão disponível pode gerar grandes economias no consumo deste recurso. Em residências mais antigas, muitas vezes existe apenas um registro geral, enquanto nas mais recentes é mais comum encontrar registros separados, o que facilita o controle. Medidas como evitar que os registros estejam sempre abertos no máximo e regulá-los conforme a pressão disponível no andar do prédio impedem o desperdício pela utilização de uma vazão que vai muito além da necessidade.

 

Diminuir a duração do banho

           Considerando uma vazão média de 6 litros de água por minuto, um banho de 10 minutos consome 60 litros de água. Diminuir esse tempo para cinco minutos já gera uma economia de 30 litros. Em uma casa com quatro pessoas serão poupados 120 litros por dia. No final do mês a economia será de 3,6 mil litros de água, somente reduzindo o tempo de banho pela metade. Caso prefira fazer a barba durante o banho, feche o chuveiro durante o procedimento.

 

Fechar a torneira na escovação dos dentes ou usar um copo para enxágue 

           Mantenha a torneira fechada ao escovar os dentes. Em apenas dois minutos de torneira aberta, são consumidos cerca de 13,5 litros de água. O ideal é usar a torneira com mínimo de vazão possível para a atividade, consumindo, por exemplo, 3,5 litros, serão preservados 10 litros de água. Ao escovar os dentes três vezes ao dia serão 30 litros economizados. Em um mês, uma única pessoa terá deixado de consumir 900 litros, apenas controlando a vazão da torneira na escovação. Trocar as torneiras de uso comum pelo modelo temporizado, também contribui para evitar o desperdício e o descuido.

 

Descarga no vaso sanitário

           As caixas de descarga acopladas ao vaso sanitário têm vazão de 6 litros por vez. Coloque dentro das caixas uma garrafa de refrigerante embalagem PET de 1 litro com terra ou pedra, ou água da máquina de lavar. Isso economiza um litro por descarga sem comprometer a eficiência. Considerando que uma pessoa utiliza o vaso sanitário em média quatro vezes ao dia, em uma casa com quatro pessoas serão economizados 16 litros de água. Em um mês são 480 litros de economia. É importante lembrar que, havendo a possibilidade, se opte pela instalação e utilização de vasos sanitários e sistemas de descargas mais novos e eficientes, ou seja, vasos sanitários que tem o recurso de direcionar o fluxo da água e que consequente demandarão menos o recurso, além das válvulas de duplo acionamento que, ao contrário das válvulas de descargas comuns, possuem dois compartimentos, desenvolvidos para despejar 3 litros (para resíduos líquidos) ou 6 litros (para resíduos sólidos), que podem ser acionados separados ou juntos. Isso possibilita economizar em média 35% da água utilizada nas descargas.

 

Lavar louça

           O ideal é que se deixe acumular certo volume de louça para a lavagem. Empilhe e separe os itens do café e lave junto com a louça do almoço. Em média, uma torneira de pia de cozinha, funcionando 15 minutos, consome 120 litros de água. Ensaboe a louça com a torneira fechada e junte os itens na cuba da pia para fazer o enxágue, de modo que a água escorrida dos primeiros itens já adiante o enxágue dos demais. Se a economia for de 60 litros, em 30 dias serão 1,8 mil litros.

 

Higienização de alimentos

           Na higienização de frutas e verduras deve-se deixá-las durante 15 minutos numa vasilha com água e cloro, ou água sanitária de uso geral, na proporção de uma colher de sopa desses produtos para um litro de água. Depois, as frutas e verduras devem ser deixadas durante 10 minutos numa vasilha com vinagre, na proporção de duas colheres de sopa de vinagre para um litro de água. Desta forma, obtém-se uma ótima higienização, economizando-se o máximo de água possível. A torneira deverá ser mantida fechada enquanto se manuseia, corta, descasca os alimentos ou limpando os utensílios como panelas e bandejas.


Lavagem das roupas

           Espere juntar um certo volume de roupas sujas antes de ligar a máquina ou usar o tanque. Lavar uma peça por vez gera muito desperdício. Se na sua casa as roupas são lavadas no tanque, deixe as roupas de molho e use a mesma água para esfregar e ensaboar. Use água nova apenas no enxágue. É possível ainda aproveitar esta última água para lavar o quintal ou a área de serviço. No tanque, com a torneira aberta por 15 minutos, o gasto de água pode chegar a 279 litros. O melhor é deixar acumular roupa, colocar a água no tanque para ensaboar, mantendo sempre a torneira fechada.

 

Redutor de vazão de água

           Uma peça de baixo custo e fácil instalação e que pode diminuir pela metade a quantidade de água que sai das torneiras. Conhecida nas lojas de material de construção como redutor de vazão, pode ser encontrada em diferentes modelos e kits.

           Os redutores são pequenos dispositivos em formato anelar que controlam a quantidade de água na saída das torneiras e chuveiros. A instalação é simples e não requer contratação de encanador. Considerando o consumo médio da torneira de pia de lavar louça, como 120 litros em 15 minutos, o uso do redutor pode trazer uma economia de, no mínimo, 50%. Ou seja, 1,8 mil litros em um mês.

 

Sistemas prediais de água fria e água quente

           Em muitas residências existe um sistema de aquecimento central (gás/caldeiras) que fornece água quente aos cômodos, e que têm como característica um certo “atraso” na mudança da temperatura da água em virtude da circulação nas tubulações. O que na maioria das vezes acaba sendo consequência disso é que ao se utilizar uma torneira ou chuveiro, se deixe escorrer a água até que ela chegue na temperatura considerada ideal pelo usuário, gerando grande desperdício de água antes de sua utilização de fato.

           Medidas simples como utilizar baldes no chuveiro ou copos na pia para acumular essa água até que esteja na temperatura ideal já diminuem bastante o desperdício, na medida em que se pode reutilizar essa água para descarga, escovação dos dentes, rega de plantas e outras funções. Pensando em algo mais oneroso, pode-se partir para soluções de engenharia que garantam que água saia quente praticamente instantaneamente das torneiras ou chuveiros. É importante lembrar que no final de 2020, mais especificamente em 29/12, entrou novamente em vigor a ABNT NBR 5626/2020, que especifica requisitos para projeto, execução, operação e manutenção de sistemas prediais de água fria e água quente (SPAFAQ) e os aspectos a serem considerados no que se refere à aplicação aos projetos de sistemas hidrossanitários.

 

           Usar este recurso tão precioso como a água com sabedoria é uma necessidade que cresce ao longo do tempo, considerando sua finitude e limitações de acesso. Nos condomínios, onde são consumidos milhares de litros diariamente, se torna fundamental ter essa consciência por parte dos moradores, funcionários e síndicos, fazer manutenções preventivas, testes de vazamento e  buscar ações que sejam sustentáveis ambientalmente.

           O programa Condomínio Sustentável realiza a consultoria em sustentabilidade nas edificações, nos eixos da gestão de resíduos, eficiência energética e uso racional da água, permeados por um processo de educação e conscientização ambiental, com base de inspiração nas certificações ambientais mais conhecidas do mercado, como o Green Building, Aqua-HQE e Selo Procel Edifica. Nossas equipes ficam à disposição para atender ao seu condomínio também e proporcionar uma série de benefícios, que envolvem economias nas contas de água e eletricidade, por mais sustentabilidade.

 

Victor Samhan Archangelo é Bacharel Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia do Mar, graduando em Engenharia Ambiental pela Universidade Federal de São Paulo, desenvolvendo pesquisa na área de Monitoramento Ambiental com Drones e é monitor ambiental na equipe do Programa Condomínio Sustentável.


 

Referências:


https://www.sharewater.com.br/agua/ 

https://www.eosconsultores.com.br/consumo-e-desperdicio-de-agua/ 

http://a10condominios.com.br/noticia/45/Economia-de-agua-em-Condominios 

https://www.terra.com.br/noticias/dino/medicao-individualizada-de-agua-traz-economia-para-condominios,7439a57b4285dd4ca1d8883ed94d79e7guuvbai8.html

http://www.aen.pr.gov.br/modules/noticias/article.php?storyid=108325%20Lowes,%20%3Ca%20href=
https://www.sindiconet.com.br/informese/como-e-feita-a-individualizacao-de-agua-em-condominios-gestao-ambiental-individualizacao-de-hidrometros
https://brasilescola.uol.com.br/geografia/agua.htm