08/01/2020

Condomínio Sustentável é pauta de reunião do Comdema

O Programa Condomínio Sustentável foi um dos pontos de pauta da reunião do COMDEMA (Conselho Municipal do Meio Ambiente) realizada nesta quarta-feira (08/01).

O coordenador do programa, Renato Prado, fez uma explanação aos membros do conselho detalhando o escopo do trabalho e as etapas de todo o processo, que inclui encaminhamento de ofício-convite, visita técnica, elaboração de relatório com diagnóstico de sustentabilidade, entre outras etapas e ações que serão desenvolvidas ao longo deste ano.

Além dos pontos principais de execução do programa (gestão de resíduos, eficiência energética e economia de água), foi também apresentado o eixo de Educação Ambiental que estará presente nessa nova etapa.  A assessora de comunicação do Condomínio Sustentável, Mara Prado, explicou que, para ampliar a abrangência dos conceitos de educação ambiental, o programa também prevê uma atuação em 13 UMEs (Unidades Municipais de Ensino), com a realização de atividades temáticas e lúdicas como forma de promover a transversalidade do tema na grade curricular.

Os membros do COMDEMA elogiaram o programa destacando a importância da iniciativa para a melhoria da qualidade de vida e a preservação ambiental.  O conselheiro Marcos Bandini, cujo condomínio edifício Antúrio, no bairro do Orquidário, foi atendido pelo programa na primeira etapa, fez questão de relatar as mudanças positivas implementadas pela síndica D. Andréia Sanches.

“Em pouco tempo percebemos mudanças significativas no condomínio, como a ampliação na separação dos resíduos e encaminhamento para a coleta seletiva, hábito que hoje é adotado por mais de 90% dos condôminos.”