06/12/2019

Começa a segunda fase do Programa Condomínio Sustentável

Edifícios de treze bairros receberão a visita das equipes do programa que, desta vez, atenderá as zonas Intermediária e Noroeste de Santos

 

Dezembro marca o início da segunda fase do Programa Condomínio Sustentável, que tem como objetivo levar informações sobre o descarte adequado de resíduos, reciclagem, uso racional de água e eficiência energética para condomínios de treze bairros de Santos. Desta vez, serão atendidos os bairros da Zona Intermediária e da Zona Noroeste de Santos (Marapé, Campo Grande, Encruzilhada, Macuco, Estuário, Vila Belmiro, Jabaquara, Vila Mathias, Vila Nova, Saboó, Areia Branca, Castelo e Caneleira).

A apresentação do programa será no próximo dia 6 de dezembro, durante o Santos Expo Síndico 2019, no Centro de Exposições do Condomínio Win Work (Praça dos Expedicionários, 19 – Gonzaga).

Com a presença do secretário de Meio Ambiente de Santos, Marcos Libório e do coordenador do programa, Renato Prado, serão apresentadas as diretrizes do Condomínio Sustentável, que se alinham aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, para a agenda 2030.

Nesta segunda fase, o programa se estenderá também a uma escola municipal em cada um dos treze bairros selecionados, onde serão desenvolvidas atividades de educação e conscientização ambiental.

Realizado pela ONG Concidadania, com apoio da Secretaria de Meio Ambiente (Semam), o programa recebeu na primeira fase, e agora na segunda fase, financiamento do Fundo Municipal de Recuperação e Preservação do Meio Ambiente.

Resultados positivos

Na primeira fase, entre 2017 e 2018, as equipes visitaram 1.800 condomínios, em sete bairros da Orla de Santos. O trabalho coincidiu com a entrada em vigor da lei 952, que tornou obrigatória a reciclagem, ajudando na adaptação de síndicos e condôminos.

“Esse foi um dos aspectos mais relevantes da primeira fase. Nosso trabalho apresentou um resultado positivo pois contribuiu para o aumento nos índices de reciclagem na cidade”, explicou Renato Prado.

O secretário Marcos Libório salientou o aspecto inovador do programa. “O Condomínio Sustentável foi inspirado nos programas de certificação ambiental e funciona como uma verdadeira consultoria customizada, com foco na sustentabilidade”. 

Após visita e vistoria no condomínio, a equipe prepara um diagnóstico com sugestões de adequação. Síndicos, zeladores e moradores recebem material educativo sobre o programa, que também disponibiliza informações no site www.condominiosustentavel.eco.br . Após três meses da primeira visita, a equipe retorna ao condomínio para avaliar as ações adotadas e sugerir eventuais correções.  

Educação Ambiental

Nesta segunda fase, além dos temas Reciclagem, Uso Racional de Água e Eficiência Energética, o Programa Condomínio Sustentável também orientará os condôminos sobre compostagem dos resíduos orgânicos.  

As escolas designadas pela SEDUC para integrarem o programa receberão composteiras (minhocários) e o acompanhamento regular de um educador ambiental durante todo o programa.

“A Semam já desenvolve, desde o ano passado, o programa Composta Santos. Por isso, a segunda fase vai oferecer orientações sobre esse tema”, explica o secretário.

O programa Condomínio Sustentável prevê ainda a realização palestras com especialistas tendo como foco os síndicos, administradores, zeladores e condôminos. Nesta segunda fase, também serão realizados eventos com professores, coordenadores, diretores de escolas e educadores em geral com o objetivo de incentivar a transversalidade do tema da Educação Ambiental nas atividades escolares.

Segundo o coordenador do programa Renato Prado, as ações do Condomínio Sustentável estão alinhadas à Lei Municipal 952/2016, que regulamenta a gestão dos resíduos sólidos no município de Santos e que contribui para o expressivo aumento da coleta seletiva.

 “De 3.765 toneladas de resíduos recicláveis coletados na cidade em 2016, passamos para 4.562 toneladas em 2017 e 12.200 toneladas em 2018, acumulando um acréscimo de mais de 300% nesses últimos três anos”, explicou.

O Programa Condomínio Sustentável conta com o apoio do Sicon - Sindicato dos Condomínios Prediais do Litoral Paulista.