09/11/2020

Condomínio Sustentável avalia sustentabilidade nas escolas

Além dos condomínios residenciais, a fase 2 do programa contempla UMEs e inclui gestão dos resíduos especiais em suas ações

 

Como parte de um grande programa de educação ambiental com o selo Condomínio Sustentável, escolas municipais dos 13 bairros atendidos pelo programa em 2020 também estão recebendo orientações da equipe técnica. O objetivo é fazer um diagnóstico de sustentabilidade e ajudar os estabelecimentos de ensino a se adequarem às melhores práticas de gestão de resíduos, economia de água e eficiência energética, nos mesmos padrões do trabalho realizado nos condomínios.

As Unidades Municipais de Ensino (UME) Auxiliadora da Instrução, Pedro II, Lurdes Ortiz, Lobo Viana, Olívia Fernandes, Prof. Emília Maria Reis, 28 de Fevereiro, Samuel A. L. Moura e Maria de Lourdes Borges Bernal já receberam a primeira visita e agora os técnicos preparam o relatório de diagnóstico que posteriormente será entregue à direção com todas as orientações e recomendações baseadas nos conceitos de sustentabilidade.

Incluir as escolas no programa Condomínio Sustentável foi mais uma inovação desta iniciativa que desde 2017 presta consultoria gratuita aos condomínios residenciais de Santos. O escopo inicial implicava incluir também dinâmicas de educação ambiental com os alunos por meio de jogos e atividades extracurriculares, mas com a suspensão das aulas em função da pandemia, esta ação foi inviabilizada.

Na primeira fase do programa, foram atendidos edifícios com mais de 4 andares dos sete bairros da orla santista. Já a fase 2, que está em andamento, abrange 13 bairros das zonas intermediária e noroeste da cidade. Uma escola de cada um desses bairros está sendo contemplada com a visita da equipe técnica do Condomínio Sustentável que, entre outros itens, avalia: quantidade e manejo dos resíduos úmidos e secos, quantidade de contentores e lixeiras, sinalização e comunicação visual, armazenamento e potencial para compostagem de resíduos orgânicos, circuitos de iluminação, condições de bombas de recalque, elevadores e níveis de consumo de energia elétrica, filtros e bebedouros, consumo de água em cozinha, refeitório, banheiros e jardins, além de informações e técnicas de educação ambiental nos mais variados níveis.

Segundo o coordenador do programa, Renato Prado, a fase 2 trouxe também outros avanços. “Além da consultoria gratuita nas escolas municipais, acrescentamos em nossas ações orientações sobre a gestão dos chamados resíduos especiais, como óleo de cozinha, pilhas e baterias, chapas de raio X, medicamentos vencidos, eletrônicos, enfim, resíduos que podem causar contaminação às pessoas e ao meio ambiente se não forem descartados corretamente. Isto mostra o potencial de ampliação e abrangência do Programa Condomínio Sustentável, que já está fazendo uma grande diferença no município.”

Ao todo, o programa já atendeu mais de 170 edifícios santistas, que se adequaram e receberam o selo do Condomínio Sustentável inspirado nas principais certificações ambientais nacionais e internacionais.

Financiado com recursos do Fundo Municipal de Recuperação e Preservação Ambiental de Santos, o Programa Condomínio Sustentável é gratuito para os condomínios da cidade e já desperta o interesse de outros municípios que querem replicar esta iniciativa.

Para receber a visita da equipe técnica, mande uma mensagem para contato@condominiosustentavel.eco.br .