17/04/2018

Condomínio Sustentável e Estação da Sustentabilidade realizam 2ª edição de Oficina

Manjericão, salsa, orégano e alecrim trouxeram aromas e cores à segunda edição da Oficina de Horta Doméstica, realizada na última quarta-feira, 11.04, nas dependências da Estação da Cidadania, em Santos.

O evento, parceria entre o Projeto Condomínio Sustentável e a Estação da Sustentabilidade, teve como foco disseminar iniciativas no âmbito da Educação e Conscientização Ambiental. Nesse sentido, incentivar pessoas a produzirem seus próprios alimentos traz uma contribuição pessoal, viabilizando mais contato com a natureza, além de possibilitar a ingestão de alimentos sem agrotóxicos, como também auxiliar o processo de transformação do mundo em um lugar mais verde.

Foram realizadas duas sessões da oficina e, entre a teoria e a prática, foram apresentados métodos e o processo de compostagem realizados a partir de resíduos orgânicos. Todos os participantes levaram para suas casas mudas de hortaliças e conhecimento para dar continuidade ao plantio.

Na oportunidade, também divulgamos para os participantes o calendário de cursos da Estação da Sustentabilidade – espaço para educação e desenvolvimento socioambiental.

Segue abaixo:

Cursos previstos de maio a julho de 2018

CULTIVANDO MUDAS NATIVAS - Espécies nativas da Mata Atlântica, cultivo e coleta de flora, triagem de sementes, sementeira e transplantagem e plantio e reflorestamento. | Segundas-feiras, das 18h30 às 20h30 ou sábados, das 10h às 12h. Início em maio.

HORTA CASEIRA: FAÇA VOCÊ MESMO - Cultivo de horta, preparação do local e solo, tipos de verduras, vegetais e construção de sementeiras, plantio de verduras e vegetais, controle de pragas. | Quartas-feiras, das 18h30 às 20h30 ou sábados, das 10h às 12h. Início em maio.

REUTILIZANDO MATERIAIS RECICLÁVEIS - Reultilização de materiais recicláveis: pet, papelão, alumínio (latas) e vidro. | Segundas-feiras, das 18h30 às 20h30 ou sábados, das 10h às 12h. Início em junho.

CONHECENDO E UTILIZANDO ERVAS MEDICINAIS - Indicação de plantas medicinais, produção de creme esfoliante, óleos essenciais para alimentos com ervas medicinais, produção de repelente natural. | Quartas-feiras, das 18h30 às 20h30 ou sábados, das 10h às 12h. Início em junho.

PAISAGISMO - Introdução ao paisagismo, preparação de área, manutenção e controle de pragas, implantação do paisagismo, implantação do paisagismo II. | Segundas-feiras, das 18h30 às 20h30 ou sábados, das 10h às 12h. Início em julho.

HORTA MEDICINAL: FAÇA VOCÊ MESMO - Introdução à horta medicinal, implantação e finalização da horta medicinal, manutenção e controle de pragas. | Quartas-feiras, das 18h30 às 20h30 ou sábados, das 10h às 12h. Início em julho.

FILOSOFIA E CINEMA: A UTILIZAÇÃO DE FILMES NO APRENDIZADO DA SUSTENTABILIDADE - Diálogo e debate entre a linguagem cinematográfica e a reflexão filosófica, despertando o interesse pelo cinema e pela arte. | Terças-feiras, das 18h30 às 20h30. Início em maio.

ARTESANATO E RECICLÁVEIS: DO LIXO À OBRA DE ARTE, UMA CONSCIENTIZAÇÃO AMBIENTAL - Reciclagem e reutilização de materiais, consciência ecológica, conhecimento e aprendizado de modo integrado e sistêmico, noções básicas relacionadas aos resíduos. | Terças-feiras, das 18h30 às 20h30. Início em junho.

DESPERTANDO A SUSTENTABILIDADE COM ATIVIDADES LÚDICAS - Trilogia ambiental: o que está acontecendo com a natureza, com nossas vidas? O que é Sustentabilidade? O que posso fazer? Uma busca por respostas e soluções para um mundo melhor | Segundas e quartas-feiras, das 19h às 21h30. Início em maio.

OBSERVAÇÃO DE AVES - Observação de aves no mundo e no Brasil, crescimento da atividade, material para observação de aves, aves que podem ser observadas, atração de aves para observação. Sábados, das 9h30 às 11h30. Início em maio. *Horários para aulas práticas serão definidos com o professor.

Todos os cursos serão compostos por 4 aulas, entre prática e teoria. Investimento: R$ 100,00 / por curso

A Estação da Sustentabilidade é uma iniciativa do Fórum da Cidadania de Santos - ONG CONCIDADANIA.

Informações: Av. Ana Costa, 340 ou (13) 3221-2034, de segunda a sexta-feira, das 09h às 20h | contatoforumdacidadania@gmail.com

Confira momentos da 2ª edição da Oficina de Horta Doméstica na página do Fórum da Cidadania de Santos, clicando aqui.
Agradecemos ao Estúdio Gato Preto pelos registros incríveis.