24/06/2020

Condomínios doam duas toneladas de produtos à população carente

Uma ação solidária mobilizou 28 condomínios de Santos e arrecadou duas toneladas de alimentos e produtos de higiene e limpeza, que foram destinados a seis entidades que atendem a famílias em situação de vulnerabilidade social devido à pandemia do coronavírus.

A iniciativa partiu do Programa Condomínio Sustentável, da ONG Concidadania, e contou com a parceria do SICON – Sindicato dos Condomínios Prediais do Litoral Paulista e da AMAPENA - Associação de Moradores e Amigos Pé na Areia, do bairro do José Menino. O objetivo foi reforçar a campanha solidária da Frente Baixada Santista pela Vida, criada por um grupo de coletivos da região.

Fundamentado no trabalho de consultoria em sustentabilidade que já desenvolve nos condomínios santistas, o Programa Condomínio Sustentável, aproveitou para incentivar moradores e funcionários a fazerem doações.  

Os condomínios participantes foram: Acquaplay, Ajax, Búzios e Parati, Cinelândia, Costa Blanca, Costa Verde, Edifício Itá, Enseada das Orquídeas, Fontana de Trevi, Guaratuba, Inside 157, Ipê da Praia, Irmãos Mexia Santos, Marea, Marine, Mirante 360, Montbrison, Nautilus, Paineiras, Pátio Suplicy, Pioneiro II, Planeta, Praia Dourada e Praia Vermelha, Rio Brilhante, Samburá, Vision Gonzaga e Vitória Régia. Todos eles dispuseram caixas de arrecadação nas áreas comuns e afixaram cartazes informativos nos elevadores para divulgar a campanha e envolver os moradores. 

Vale destacar a ação especial de dois condomínios que obtiveram um volume expressivo de doações: o Condomínio Acquaplay, no bairro do Marapé, promoveu duas edições de bingo beneficente entre os moradores, o que potencializou a arrecadação para 350 quilos de alimentos e produtos de higiene e limpeza. Além disso, o Acquaplay também fez uma doação de brinquedos ao grupo Amora Terra, de educação ambiental, por meio do projeto “cesta básica do brincar”, que beneficiou crianças de até 6 comunidades. Já o Condomínio Enseada das Orquídeas, no José Menino, promoveu apresentação musical que foi acompanhada das janelas dos apartamentos e conseguiu cerca de 300 quilos em doações.  

Os produtos arrecadados pelo Programa Condomínio Sustentável foram entregues a seis instituições assistenciais ou religiosas da região, que se encarregaram da distribuição à população carente. São elas: Casa Crescer e Brilhar e Casa de Assis, de São Vicente; Paróquia Nossa Sra. Das Graças, de Vicente de Carvalho e Sociedade Representativa da Vila Zilda, em Guarujá; Sociedade Melhoramentos Jardim São Manoel e Paróquia São Paulo Apóstolo, de Santos.

Para o coordenador do Programa Condomínio Sustentável, Renato Prado, toda arrecadação só foi possível graças à relação de confiança e parceria entre os condomínios e as entidades que se uniram numa ação solidária para ajudar aos mais necessitados.

“Toda essa mobilização e os resultados obtidos demonstram o potencial agregados da generosidade cidadã, quando essa se integra às demais iniciativas do poder público, como uma poderosa ferramenta de socorro mútuo e de transformação social. O Programa Condomínio Sustentável cumpriu seu papel neste momento tão difícil que atinge toda a sociedade”, avaliou.