25/01/2018

Especialista norte-americano Kevin Drew faz palestra sobre conceito "Zero Waste"

A parceria estabelecida entre a Secretária Municipal do Meio ambiente e o Projeto Condomínio Sustentável, para a realização do evento que marcou a conclusão da primeira fase do projeto na cidade, foi um sucesso.

Ponto alto da ação, a palestra coordenador do programa residencial Resíduo Zero, da Prefeitura de San Francisco (EUA), Kevin Drew, teve alta receptividade do público que lotou o auditório da Praticagem de Santos, traduzida pela quantidade de perguntas elaboradas ao final de sua exposição.

Durante o início do evento foi apresentado o vídeo institucional do Projeto Condomínio Sustentável, explicando de forma breve os pilares de atuação (gestão de resíduos, uso racional da água e eficiência energética), além de apresentar um panorama resumido da atuação do projeto até o presente momento.

Já a abertura ficou sob responsabilidade do Secretário Municipal do Meio ambiente, Marcos Liborio, que destacou a importância da Lei Recicla Santos (Lei complementar nº 952/2016) para a destinação adequada dos resíduos, como também sobre a contribuição do projeto CS na conscientização de condôminos a respeito de questões ligadas ao meio ambiente.

Os componentes da mesa de abertura, formada pelo coordenador do Projeto Condomínio Sustentável, Renato Prado, pela Coordenadora de Resíduos Sólidos do Instituto Pólis e representante da Aliança Resíduo Zero Brasil, Elisabeth Grimberg e pelo palestrante Kevin Drew também deram breves depoimentos. Prado destacou a importância daquele momento para o projeto, e a intenção dar continuidade à iniciativa após agosto deste ano, período previsto para encerrar as atividades desta etapa do projeto.

Grimberg, por sua vez, lembrou que o Fórum da Cidadania de Santos, ONG responsável pela realização do Projeto CS, é o pólo da Aliança Resíduo Zero Brasil em Santos e convidou os participantes do evento a integrarem esforços para defesa do meio ambiente na cidade.

Após a sequência das falas, foram entregues a uma parcela dos síndicos e síndicas, que abriram as portas do seus condomínios para que o projeto pudesse se concretizar, o kit formado pelo Diagnóstico em Sustentabilidade, mais material informativo e de sinalização do projeto. A repercussão do material foi tão positiva, que ao final do evento, responsáveis por condomínios de outros bairros de Santos e de outras cidades da região entraram em contato para entender as possibilidades de extensão da iniciativa para demais áreas.

Partindo para o objetivo central do evento, Drew, que também é professor da Universidade de Berkeley, apresentou mais detalhes sobre a gestão do conceito Zero Waste (Resíduo Zero) e o processo de administração e redução da geração de resíduos, implementado em São Francisco (EUA). Abordou também a respeito das questões referentes ao tratamento dos resíduos, enfatizando as desvantagens e riscos ambientais causados pela incineração, além da importância da educação ambiental. A palestra teve tradução simultânea, além de ser interpretada em Libras.