10/02/2020

Evento sobre sustentabilidade reúne condôminos, secretário e coletivo ambiental no José Menino

Programa Condomínio Sustentável orienta gratuitamente sobre gestão de resíduos, economia de água, eficiência energética e educação ambiental

 

Palestra do Condomínio Sustentável reuniu cerca de 50 pessoas no salão de festas do Condomínio Enseada das Orquídeas (José Menino), dia 6 de fevereiro e contou com a presença do Secretário do Meio Ambiente, Marcos Libório, além de síndicos, condôminos e representantes do Coletivo Composta e Cultiva e da ONG Concidadania, de Santos.

Promovido pela AMAPENA – Associação de Moradores e Amigos Pé na Areia, o evento foi aberto a moradores de outros condomínios da região e destacou as ações do Programa Condomínio Sustentável, que está na fase 2 e tem o apoio da Secretaria do Meio Ambiente de Santos.

O coordenador Renato Prado falou sobre os quatro eixos que balizam as ações da equipe técnica do programa: gestão de resíduos, eficiência energética, uso racional da água e educação ambiental. Ele explicou que nesta segunda fase, o Condomínio Sustentável leva consultoria gratuita a edifícios de 13 bairros das zonas intermediária e noroeste de Santos, além de uma escola municipal por bairro.

Na fase 1, realizada entre 2017 e 2018, o programa atuou em 122 edifícios da orla de Santos, entre eles, o Enseada das Orquídeas, que passou por adequações para atender às orientações da equipe técnica no sentido de tornar o condomínio mais sustentável. Agora, o Enseada das Orquídeas dá mais um passo importante nesta direção: vai implantar composteira e horta orgânica pedagógica também com a consultoria do Condomínio Sustentável em parceria com o Coletivo Composta e Cultiva.

O secretário do Meio Ambiente, Marcos Libório salientou a importância do programa, cujas ações têm sido fundamentais para a conscientização das pessoas em relação à gestão dos resíduos, inclusive com resultados positivos para o aumento da coleta seletiva e da reciclagem no município. Ele foi acompanhado pelo gestor do Orquidário de Santos Rodrigo Debedrossian.

A assessora de comunicação Mara Prado fez uma apresentação sobre conceitos de educação ambiental com dicas sobre separação dos resíduos e aproveitamento de alimentos e produtos. Para encerrar, foi feito um sorteio de brindes aos participantes.

Renato Prado fez questão de agradecer ao síndico Fábio Terras e ao subsíndico Marcelo Largacha, do Enseada das Orquídeas, que também fazem parte da AMAPENA, pelo apoio na realização do evento e na continuidade do programa Condomínio Sustentável.  “Somente com ações em parceria será possível fazer de Santos uma cidade mais sustentável, por isso é imprescindível o envolvimento de todos: poder público, terceiro setor e, principalmente, a sociedade.”

Interessados no programa Condomínio Sustentável devem entrar em contato de segunda a sexta-feira, das 9 às 13 horas, pelo telefone (13) 3221- 2034 ou pelo e-mail contato@condominiosustentavel.eco.br