28/02/2020

Novos atendimentos, palestras e entrevistas deram a dinâmica dos trabalhos em fevereiro

Apesar de mais curto, o mês de fevereiro foi bem intenso para a equipe, com visitas e orientações aos condomínios, além de duas palestras e três participações na imprensa.

 

A equipe do  Programa Condomínio Sustentável fecha o mês mais curto do ano com diversas atividades além das visitas regulares aos condomínios para avaliação, orientações e entrega de materiais de comunicação visual e do relatório de diagnóstico.

Os condomínios Varandas (Vila Belmiro), Antonio Carlos (Vila Belmiro), Fusion (Vila Matias), Manchou Nashville (Vila Belmiro), Ed. Sarandhy, (Vila Belmiro), Everest (Marapé) e Oscar Niemeyer (Campo Grande) receberam a equipe técnica, que visitou as dependências e áreas comuns dos edifícios para verificar as potencialidades de adequação aos critérios de sustentabilidade do programa.  Estas visitam colhem informações que são inseridas no relatório de diagnóstico entregue posteriormente aos síndicos com as devidas orientações.  Os técnicos também colocam adesivos informativos e de orientação para gestão correta dos resíduos e dicas de economia de água e energia.

Já os condomínios Enseada das Orquídeas (José Menino) e Vision Gonzaga (Gonzaga), que participaram da Fase I (entre 2017 e 2018), solicitaram o retorno da equipe do Condomínio Sustentável com o objetivo de implementarem novos procedimentos para se tornarem ainda mais sustentáveis.

O Enseada das Orquídeas está desenvolvendo estudos para a implantação de composteira de resíduos orgânicos e horta pedagógica. O condomínio Vision Gonzada está planejando evoluir com as questões de gestão de resíduos, implantar a coleta de óleo de cozinha usado, além da segregação de demais resíduos especiais.

Foram realizadas duas palestras de orientação aos condôminos: uma no Fusion e outra no Enseada das Orquídeas, a convite da AMAPENA – Associação de Moradores e Amigos Pé na Areia, do bairro do José Menino, com dicas de separação dos resíduos, aproveitamento de produtos e alimentação saudável.

E o sucesso do programa Condomínio Sustentável despertou a atenção da imprensa. A TV Record Litoral fez uma reportagem que foi ao ar no dia 3 de fevereiro (acesse http://www.recordtvlitoral.com.br/site/videos-play.asp…) .

A Revista Página 22 também destacou importância do Programa Condomínio Sustentável. A matéria foi publicada nesta semana pela revista é referência em sustentabilidade no mercado editorial brasileiro (https://pagina22.com.br/2020/02/26/programa-leva-gestao-de-residuos-a-condominios/)

E para fechar o mês, A Rádio Mix FM Santos entrevistou dia 27/2, ao vivo,  no Jornal da Mix, o coordenador do Condomínio Sustentável, Renato Prado e o Secretário Municipal do Meio Ambiente de Santos, Marcos Libório. Eles falaram do sucesso do Condomínio Sustentável e do interesse de condomínios de outros bairros que buscam o programa para se tornarem mais sustentáveis unindo ações de preservação ambiental com medidas que geram economia nas contas de consumo dos condomínios.  Para ouvir a entrevista completa, acesse https://www.facebook.com/mixfmsantos/videos/1278300915893085/

Para o mês de março, vêm novidades por aí: ampliação da área geográfica a ser atendida pelas equipes e um grande encontro de síndicos, condôminos e convidados especiais no dia 26, para entrega dos certificados e palestra com o Prof. Zysman Neiman, da UNIFESP, que orientou o desenvolvimento do Programa Municipal de Educação Ambiental - ProMEA Santos. Zysman irá falar sobre como enfrentar os impactos das mudanças climáticas a partir de pequenas mas importantes ações no âmbito doméstico, dentro dos condomínios. Acompanhe nossa agenda pelas redes sociais!

Quem tiver interesse em adequar seu condomínio, agende uma visita com a nossa equipe: contato@condominiosustentavel.eco.br