03/07/2020

Programa Condomínio Sustentável amplia consultoria e orienta sobre resíduos especiais

O Programa Condomínio Sustentável deu mais um passo na direção da gestão adequada dos resíduos, o eixo principal de suas atividades: agora, a consultoria gratuita em condomínios aborda também os conceitos de logística reversa, que prevê a segregação, a valorização e a destinação correta dos chamados resíduos especiais, como lâmpadas, pilhas e baterias, óleo de cozinha, chapas de exames de Raio X, medicamentos, esponjas sintéticas usadas e eletroeletrônicos, além dos resíduos orgânicos.

Nas visitas aos condomínios, a equipe técnica percorre as áreas comuns para avaliar itens e coletar informações sob a ótica da sustentabilidade considerando os três eixos estruturantes do programa: gestão de resíduos sólidos, economia de água e eficiência energética.  Mais especificamente à questão da gestão dos resíduos, os consultores orientam sobre a adequação dos espaços de armazenamento de forma segregada, entre recicláveis secos e resíduos úmidos orgânicos e rejeitos, conforme estabelece a lei municipal complementar de Nº 952/2017, que instituiu o Programa Socioambiental de Coleta Seletiva Solidária "Recicla Santos”.

Entretanto, além de adequar os condomínios às exigências da lei, o programa Condomínio Sustentável ampliou sua consultoria e passou a enfatizar a importância da segregação dos resíduos especiais, considerando as variáveis da logística reversa. Assim, os resíduos deixam de ser associados ao ultrapassado conceito de “lixo” e passam para a categoria de produtos com potencial valor comercial no processo da reciclagem.

Além de incentivar a logística reversa, esta iniciativa evita que os resíduos sejam destinados aos aterros ou descartados de forma incorreta com grande impacto ao meio ambiente.

A ideia de inovar e avançar no atendimento das demandas de logística reversa se alinha à Política Nacional de Resíduos Sólidos, que prevê a responsabilização de fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes no recolhimento das embalagens e do produto após o uso pelo consumidor, independente do serviço público de limpeza urbana.

A consultoria gratuita do Programa Condomínio Sustentável atende a edifícios residenciais de Santos. Os condomínios devem ter mais de 4 andares e elevador. Para mais informações, contate: (11) 94829-5193 ou pelo e-mail contato@condominiosustentavel.eco.br.