24/04/2020

Programa Condomínio Sustentável atua em quarentena e apoia Campanha Baixada Santista pela Vida

 

Durante o período de isolamento social, o programa Condomínio Sustentável continua com o atendimento aos condomínios e incrementou a produção de conteúdos de comunicação, aproveitando também para incentivar formas de auxílio às famílias carentes em razão da pandemia

 

A coordenação do Programa Condomínio Sustentável tomou medidas de prevenção contra o avanço do coronavírus, atendendo às recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) e referendada pela Secretaria do Meio Ambiente – Semam.  Neste período, grande parte do trabalho é feita online, mas segue com orientações sobre a implementação de novas medidas de sustentabilidade nos condomínios com base nos eixos estruturantes do programa (gestão de resíduos, economia de água, eficiência energética e educação ambiental).

A equipe técnica adotou provisoriamente o sistema de trabalho em home office, com atendimentos remotos aos síndicos, produção de conteúdos informativos  para os condomínios e para a ação nas escolas, que vai começar logo após o período de quarentena. A elaboração dos relatórios de sustentabilidade também continua normalmente, além das publicações regulares de educação ambiental, via redes sociais, que está incluindo também as medidas preventivas em relação ao coronavírus e artigos para o Blog.

Ainda na área da comunicação, foi criada a série "Ecologia Doméstica",  inspirada no livro “Dicas de Economia Doméstica”, do pesquisador Prof.  Maurício Waldman, e “Horta Doméstica”, com informações sobre o cultivo de hortaliças em pequenos espaços, como vasos e varandas de apartamentos, que resultará num Ebook do Condomínio Sustentável.  Ambas as séries podem ser acompanhadas nas redes sociais do programa.

Complementarmente a tudo isso, em apoio ao Fórum da Cidadania de Santos, organização da qual também faz parte a Concidadania (ONG responsável pela realização do Condomínio Sustentável), está sendo feito um convite aos condomínios para que integrem a Campanha Baixada Santista pela Vida, contribuindo com a arrecadação de produtos de higiene e limpeza e alimentos não perecíveis para as comunidades em situação de vulnerabilidade devido à pandemia de COVID 19.

Os condomínios que quiserem se integrar a esta ação, podem solicitar informações pelo e-mail (contato@condominiosustentavel.eco.br) ou enviarem mensagem WhatsApp para o número (11-9482-95193). Na foto, post de nossas redes sociais agradecendo a participação do Condomínio Ajax, do bairro de Aparecida, em Santos.

O programa Condomínio Sustentável

Financiado com recursos públicos, oriundos do Fundo Municipal de Preservação e Recuperação do Meio Ambiente – FMPRMA, ligado à Secretaria do Meio Ambiente de Santos,  o programa Condomínio Sustentável presta consultoria gratuita sobre sustentabilidade nos condomínios residenciais de Santos a partir de quatro eixos: gestão de resíduos, economia de água, eficiência energética e educação ambiental.

Na primeira fase do programa (2017/2018), foram atendidos condomínios da Orla. Agora, na segunda fase que está em andamento, o programa está voltado para as zonas intermediária e noroeste de Santos. O programa Condomínio Sustentável é desenvolvido pela ONG Concidadania, que faz parte do Fórum da Cidadania de Santos e já atendeu mais de 100 condomínios santistas.